x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 485

Holerite Carteira assinada

RONALDO COSTA

Ronaldo Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 2 maio 2018 | 20:49

Ola pessoal,

Estou começando a carreira agora, e tenho muitas dúvidas sobre assuntos básicos, e uma delas é o que esta descrido abaixo:

Um amigo me pediu para estar criando um holerite para ele, pois esta tentando um financiamento e seu patrão nao gera holerite, apenas paga em dinheiro e fica por isso mesmo (mesmo sendo carteira assinada). A dúvida é, é possivel eu estar criando um holerite para ele apartir de suas inromações? se sim, como proceder?

Desde ja agradeço!

Carla Leme

Carla Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Quinta-Feira | 3 maio 2018 | 08:27

Ronaldy Naldy, bom dia!
De acordo com o artigo 464 da CLT, o pagamento de salário deverá ser efetuado contra recibo, assinado pelo empregado; em se tratando de analfabeto, mediante sua impressão digital, ou, não sendo esta possível, a seu rogo.

Contudo, terá força de recibo o comprovante de depósito em conta bancária, aberta para esse fim em nome de cada empregado, com o consentimento deste, em estabelecimento de crédito próximo ao local de trabalho, nos termos do parágrafo único do artigo em referência, caso a empresa deposite mensalmente (tanto o adiantamento salarial quanto ao pagamento do salário).

Portanto, poderá a empresa efetuar a entrega do hollerit sem que este seja assinado pelo empregado, desde que o pagamento do salário seja efetuado através de depósito em conta.

Ele pode pedir na contabilidade, a empresa é obrigada a fornecer ainda mais para fins de comprovação de renda.

Não acho que seja uma boa idéia você "criar" o holerite, é seu nome profissional que estará em jogo.

Att.

Carla Leme
Analista de Recursos Humanos
Bragança Paulista - SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.