x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 496

Pagamento de verbas rescisórias

Marcos Souza de Oliveira

Marcos Souza de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2, Montador(a)
há 6 anos Domingo | 6 maio 2018 | 22:47

Olá boa noite . Estou com uma dúvida . Trabalhei na empresa
No período de , 25/07/2017 até 26/04/2018. Fiz a minha carta de demissão no dia 26/04. Hoje dia 06/05 completa dez dias . A empresa ainda não entrou em contato e ainda não pagou a minha recisão . Oque devo fazer ?

Álvaro Luís M. de Carvalho

Álvaro Luís M. de Carvalho

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Domingo | 6 maio 2018 | 23:50

Boa noite, Marcos

Muita estranha sua situação. Primeiro você diz que fez sua carta de demissão, entendo assim, que você pediu pra sair da empresa, logo, o pessoal do DP deveria ter procurado ver de que modo você sairia da empresa, ou por aviso-prévio trabalhado ou descontado de sua pessoa. Eu como gestor de RH, a esta altura, ja tinha marcado seu exame demissional e procurado a direção da empresa para cuidar de todo este seu trâmite. Vencido o prazo normal de pagar suas verbas rescisórias sem manifestação da empresa, esta arcará com uma multa por atraso neste pagamento.
Me mande mais informações, sobre sua rescisão, se esta é por pedido de demissão de sua parte, ou você foi dispensado pela empresa. Está cumprindo aviso-prévio ou não está indo trabalhar desde que fez a carta de demissão.

Fico no aguardo,
Álvaro

Marcos Souza de Oliveira

Marcos Souza de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2, Montador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 7 maio 2018 | 00:24

Olá Álvaro muito obrigado por responder .
Então fiquei 26 dias sem ir trabalhar , logo depois fui até a empresa e pedi demissão , fiz a carta de próprio punho incluindo qu eu estava ciente que não ia trabalhar desde início do mês de abril (26 dias). Não fui informado em nenhum momento pelo pessoal do RH sobre aviso prévio . Um dia depois de fazer a carta (dia 27/04) fiz meu exame demissonal . Depois disso não houve nenhuma manifestação por parte da empresa referente a documentação e pagamento da recisão . Desde que fiz a carta de demissão (26/04) estou em casa .

Álvaro Luís M. de Carvalho

Álvaro Luís M. de Carvalho

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 7 maio 2018 | 01:51

Marcos,

Liga pra eles na segunda, não é possível uma coisa desta. Eles teriam que fechar a folha descontando de você estes dias que faltou e após seu pedido de demissão ter tomado todas as providências para legalizar sua saída e pagar as verbas rescisórias...

Que pessoal relapso...

Procure falar com o jurídico do sindicato da sua categoria e peça que puxem a orelha deles para resolver logo sua questão.
Fale para a empresa, que você só aceitará fechar a rescisão com eles se esta for homologada em seu sindicato, mesmo que eles aleguem não ser mais obrigatória devido a entrada da reforma trabalhista e também por você ter menos de um ano de casa, pois, ao meu ver eles vão procurar te pagar o mínimo possível.

Só pra completar, na nova regra, depois de cumprido o aviso eles teriam 10 dias para te pagar tudo (na regra anterior - era um dia útil após o cumprimento do aviso), não tendo aviso trabalhado, ficam somente 10 dias para resolver a questão após o seu pedido de demissão.

Imagino que até agora sua carteira está intacta sem ter dado baixa.

Absurdo !

Fique esperto...

Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.