x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 6.306

Registro de Funcionário de apenas 1 dia

Renato Alves

Renato Alves

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 7 maio 2018 | 11:22

Bom dia!
Estou com uma duvida, um funcionário só trabalhou um dia na empresa, é obrigado a fazer o registro na carteira deste? De apenas um dia?

Lysa

Lysa

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 8 maio 2018 | 16:14

A CTPS foi entregue quando?
Particularmente falando, não registraria, pois, é somente 1 dia. Mas veja entre ambas as partes (empregador e empregado) se estão de acordo.

Fábio Campos

Fábio Campos

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 8 maio 2018 | 22:18

Boa tarde Renato!

Quer saber se é obrigado por lei? Sim é obrigado.

Funcionário sumiu ou não vem mais trabalhar? Pede demissão formalmente ou Abandono de emprego.

Qualquer decisão fora desse escopo, entendo estar sujeito a risco. Cabe ao administrador assumi-lo ou não.

Cláudio

Cláudio

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 9 maio 2018 | 08:22

O certo se sabe que seria registrar etc etc etc
Mas convenhamos, na vida real, provavelmente nem mesmo o funcionário quer um registro desse "manchando" a carteira. Nesse caso uma conversa resolve rápido pagando esse 1 dia e vida segue.

Endriw Braga

Endriw Braga

Ouro DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 9 maio 2018 | 08:27

Bom Dia! Aqui no escritorio com um Cliente em particular, deixo para fazer as anotaçoes depois de uma semana de trabalho, pois muitos desistem, e não vão querer sua CTPS manchada... Aqui faço um acordo entre empregador ( que eu represento) x empregado, e quando tudo bem não registro na CTPS, e peço para ele escrever que por opção dele ele não quis o registro na carteira de trabalho. ...

Espero ter Ajudado!!


Att Endriw Braga
Dp Pessoal

ADRIANO RODRIGUES FIORI

Adriano Rodrigues Fiori

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 6 anos Quarta-Feira | 9 maio 2018 | 08:52

Por lei seria obrigado sim.

Eu particularmente não faço quando são poucos dias assim. Contudo, isso, com o esocial, vai mudar...

Acho desnecessário gastar tanto tempo, papeis, espaço na CTPS etc. para "sujar" a carteira com 1 dia de trabalho.

A ideia acima de pedir pra pessoa escrever assumindo que não quer, é muito boa.

Isso depende de cada um e do que pode assumir de responsabilidades, já que ao meu ver, é um risco irrisório.

Att., Adriano R. Fiori
Soluções em Contabilidade, RH/DP...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.