x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 4.574

Pagamento de remuneração (Esposa do pastor presidente) - Igreja

Érica

Érica

Prata DIVISÃO 2
há 6 anos Terça-Feira | 8 maio 2018 | 11:22

Bom dia.

Tem uma contabilidade de igreja evangélica (IMUNE DO IRPJ) que paga o salário do pastor por meio de prebenda, até aí tudo ok, acontece que a igreja também remunera a esposa do pastor (pastora da igreja) nesse caso, também se aplica o pagamento da igreja?

A esposa dessa pastor não consta como responsável pelo CNPJ da igreja. Nesse caso como proceder? Preciso relatar essa informação no Estatuto? Terá que ser recolhido o INSS para ela e qual código do recolhimento?

Desde já agradeço as informações.

Érica

Érica

Prata DIVISÃO 2
há 6 anos Terça-Feira | 8 maio 2018 | 13:10

Ela pode ser "pastora" da igreja sendo informado isso na ata e receber a prebenda? Ela no caso é esposa do pastor, mas só o pastor é o responsável pelo CNPJ.

E a ajuda de custo poderia ser aplicado nesse caso? A igreja poderia dar um recibo a título de ajuda de custo para a esposa do pastor (rendimentos isentos) para imposto de renda sem ter registro na folha de pagamento da mesma?

Gillez

Gillez

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2018 | 11:33

Olá Erica,

Com respeito a Prebenda do Pastor que você citou que esta tudo, "ok"

Se for um valor que ultrapasse a tabela do imposto de Renda, (verifique a tabela) o mesmo sofrerá retenção. O código será o 0588 "Trabalhadores Sem Vínculos"

Sobre a Esposa do Pastor. Você poderá observar o Estatuto, se o mesmo menciona a atividade desempenhada da pastora na instituição, ou seja, existem igrejas que colocam as esposa de pastores como titulo de "Missionarias", porque? porque as esposas de pastores estão na linha de frene nos trabalhos desenvolvendo junto com seu esposo e hoje muitas igrejas consagram pastoras, então você pode usar ou coloca a função como missionaria e assim também ela estará recebendo o valor de ajuda de custo.

espero ter ajudado.

Gillez Neponuceno
"Aquele que regar sera regado, e a alma generosa prosperará" Pv. 11.25

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.