x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 764

Dúvida preenchimento SEFIP x Pagamento atrasado FGTS / GPS Parcelado

Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 9 maio 2018 | 16:58

Prezados boa tarde!

Estou com a seguinte situação: Empresa está demitindo funcionário e tem alguns FGTS’s em aberto de anos passados que precisa ser recolhido.
O INSS já foi parcelado.


Minha dúvida é como preencher a SEFIP:

FGTS: Aponto como “Em Atraso” e coloco a data, correto?
INSS: Deixo “no Prazo”?


Obrigado quem puder ajudar

Diogo

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 11 maio 2018 | 14:24

Diogo boa tarde!

Você deveras atualizar os índices do fgts no programa do sefip, importar o arquivo da folha e gerar em atraso para atualização de cada competência, quanto o inss não precisa se preocupar, basta analisar se esta igual a com a ultima declaração informada afim de não causar divergência.


FGTS: Aponto como “Em Atraso” SIM

e coloco a data, correto? DATA QUE DESEJA EFETUAR O PAGAMENTO

INSS: Deixo “no Prazo”? SIM

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 11 maio 2018 | 14:45

Caro colega Fredson!

Muito obrigado mais uma vez. Fico mais tranquilo.

Infelizmente a empresa esta comigo faz pouco tempo - apenas 2 meses - e o outro contador não enviou os arquivos antigos da SEFIP para que eu saiba quais funcionários/valores tinham cada mês.

E ao solicitar o Saldo para fins rescisórios, descobri que tem FGTS em aberto de 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016 (são 26 meses em aberto num total). A empresa como tinha/tem um "entra-e-sai" de funcionários, e fica difícil descobrir quem estava trabalhando em cada mês nos periodos, sem as informações da outra contabilidade. Vou ter que fazer manual mesmo, sem sistema. Por isso a dúvida de como preencher a parte do INSS, já que foi parcelado os débitos.


Obrigado mais uma vez.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 11 maio 2018 | 15:34

Diogo,

O maior problema neste caso é ter que informar todos os vínculos já informados anteriormente, ainda que queira gerar o fgts apenas de um trabalhador, afim de evitar divergências futuras.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 11 maio 2018 | 15:40

Estefania Drechsler e Fredson Lopes muito obrigado!!

Mas nesse caso, apenas uma opinião, se eu não recebi a documentação do outro contador, e já solicitei por diversas vezes por e-mail, por whatsapp, por ligação, e ainda não fui atendido.

O que seria o mais recomendado?
(me desculpe tantas perguntas, sempre trabalhei na área fiscal, e a área trabalhista para mim esta trazendo novos desafios...rs)

Obrigado,

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 11 maio 2018 | 15:49

Diogo,

A única alternativa que resta é conforme a que Estefania Drechsler informou acima.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.