x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 0

acessos 510

Férias ex- comissionista misto

JANETE AGUIAR PINHEIRO

Janete Aguiar Pinheiro

Iniciante DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 15 maio 2018 | 16:06

Boa tarde !

Estou com uma situação nova, que foi alterado o contrato de trabalho de comissionista misto ( salário fixo + comissão ) e passou a ser comissionista puro em Abril/2018. Em maio de 2018 estou concedendo férias a esse comissionista do período aquisitivo 2016/2017 . Minha pergunta é:
- Como ele só recebeu como comissionista puro em Abril/2018, eu devo usar esse valor para apurar minhas férias? Usar como base para as horas extras e férias? Estou me baseando no art 142 CLT, porém gostaria de uma confirmação dos colegas.

Abraços,
Janete

Alguém?
Minha consultoria me orientou de acordo com o Paragrafo 3 do art 142 :

§ 3º - Quando o salário for pago por percentagem, comissão ou viagem, apurar-se-á a média percebida pelo empregado nos 12 (doze) meses que precederem à concessão das férias. (Incluído pelo Decreto-lei nº 1.535, de 13.4.1977

Porém meu sistema, calcula essas médias mesmo para comissionista puro, os 12 meses do período aquisitivo. Alguém faz diferente?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.