x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 503

Contratação pelo MEI com salário superior ao mínimo

Ananara

Ananara

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 6 anos Domingo | 20 maio 2018 | 11:12

Bom dia.

Gostaria de sanar uma dúvida: meu cunhado abriu sua primeira distribuidora de bebidas como MEI, e moramos em cidades diferentes, vizinhas. Possuo curso superior em Administração, e a contratação se dará formalmente para as atividades em turno comercial, na área administrativa, pois trabalha sozinho no momento e o movimento está muito grande no local. Porém, precisa me contratar com um salário superior ao salário mínimo, em função de gastos com transporte intermunicipal, alimentação, dentre outros. Mesmo que eu morasse em sua cidade, o gasto extra seria com aluguel. Precisamos saber se há possibilidade de contratação com salário superior ao mínimo, em função dos desembolsos que terei para ingressar nesse trabalho.

Obrigada.

BILLY DOUGLAS CALIL ASSAD

Billy Douglas Calil Assad

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 21 maio 2018 | 08:46

Os valores podem alterar caso o piso salarial da categoria profissional seja superior ao salário-mínimo. Como exemplo, para salário igual ao valor do salário mínimo, o custo previdenciário, recolhido em GPS - Guia da Previdência Social, é de R$ 104,94(correspondentes a 11% do salário mínimo vigente), sendo R$ 28,62 (3% do salário mínimo) de responsabilidade do empregador (MEI) e R$ 76,32 (8% ou conforme tabela de contribuição mensal ao INSS (1)) descontado do empregado. A alíquota de 3% a cargo do empregador não se altera.

Além do encargo previdenciário de 3% de responsabilidade do empregador, o MEI também deve depositar o FGTS, calculado à alíquota de 8% sobre o salário do empregado. Sendo assim, o custo total da contratação de um empregado pelo MEI é de 11% sobre o valor total da folha de salários (3% de INSS mais 8% de FGTS).

BILLY DOUGLAS CALIL ASSAD
CONTABILIDADE ESTRELA S/C
AV. JULIO BUONO - N.° 2525 - 2 ANDAR
+55 (11) 97683-1919
+55 (11) 2124-7070

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.