x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 289

Dúvida sobre afastamentos

Steffany Rios

Steffany Rios

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 6 anos Terça-Feira | 29 maio 2018 | 10:08

Bom dia! Tenho um funcionário que trabalhou até dia 05/05, no dia 06/05 deu entrada no hospital para fazer uma cirurgia, e ficou internado até dia 10/05, o atestado do mesmo diz que: "deverá ficar afastado por 60 dias a partir de hoje - 10/05". Minha dúvida é, qual data eu devo considerar para afasta-lo, 15 dias a contar do ultimo dia trabalhado, que é 05/05, ou 15 dias a partir da data do atestado, 10/05? E o afastamento é o auxilio doença normal né? Pois no sistema de folha, tem a opção de "Novo auxilio doença (60 dias)", o que me confundiu na hora de afasta-lo, o mesmo não tem histórico de afastamento.
Desde já, obrigada!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 29 maio 2018 | 10:22

Stefany, bom dia.
Primeiro, precisa orientar o empregado com relação ao atestado médico, isso porque o atestado foi com data de a partir do dia 10, sendo que do dia 06 ao dia 09, não consta atestado, "podendo" a empresa considerar como falta.
A data para o INSS, será o dia 05 de Maio, isso porque foi o ultimo dia de trabalho.
Se ele não apresentar o atestado a partir do dia 05 ou 06 de Maio, então começa a contar os quinze dias a partir do dia 10.
Na SEFIP será considerado afastamento superior a 15 dias doença não relacionado ao trabalho, ok..

Steffany Rios

Steffany Rios

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 6 anos Terça-Feira | 29 maio 2018 | 10:34

Olá Carlos,

No próprio atestado consta que o mesmo ficou sob atendimento na unidade do dia 06 ao 10.
Neste caso então, eu conto a partir do dia 10, para afasta-lo, correto? Sendo assim o afastamento será dia 25/05?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.