x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 1.979

Como recalcular o FGTS se não sei qual valor foi declarado pela antiga contabilidade?

JORGE  SUGUIYAMA

Jorge Suguiyama

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 30 maio 2018 | 07:39

Bom dia,
Preciso recalcular algumas guias de FGTS para uma empresa que precisa desligar um funcionário, porém não sei qual valor de FGTS que foi declarado pela antiga contabilidade. .. Como faço para obter esses valores e assim poder recalcular a guia?

Obrigado!

Jessyca

Jessyca

Diamante DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 30 maio 2018 | 08:00

Jorge Suguiyama ,


O mais fácil seria você pedir para o antigo escritório a cópia da Sefip, se eles forem relutantes em te entregar esta cópia o que não pode acontecer já que este é um documento da empresa e não deles, você vai ter que conferir os holerites da época e fazer com base neles.

“...carpe diem, quam minimum credula postero"


http://spedconsultoria.com.br/
JORGE  SUGUIYAMA

Jorge Suguiyama

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 30 maio 2018 | 08:19

Obrigado Jessyca...

A contabilidade anterior "reteve" toda a contabilidade, desta forma não tenho as informações de contra cheque... Vou ter que ver se os funcionários possuem os holerites, mas acho muito dificil...

O recalculo da guia de FGTS deve ser feito pelo conectividade apenas? Ou tem outro modo de emitir as guias recalculadas?

Obrigado!

Ricardo Almeida

Ricardo Almeida

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 30 maio 2018 | 10:30

Primeiro, denuncie o contador para o CRC só para ele levar um susto. Porque o código de Etica exige que a documentação seja entregue ao colega contador sem embaraços.

Segundo, vai na Receita Federal e pegue segunda via da GFIP (tem q agendar senha e preencher formulário). Nela vem a relação dos empregados, bem como o número do PIS, cbo, remuneração, enfim.. tudo o que você precisa para reconstituir a GFIP.

Mas o mais fácil mesmo seria você conseguir o backup da SEFIP do contator anterior

Jessyca

Jessyca

Diamante DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 30 maio 2018 | 10:35

Ricardo Almeida,

Jura que dá para conseguir uma cópia na Receita Federal?

Aconteceu um caso semelhante comigo a um tempo atras e fiquei na luta com o antigo contador até ele me mandar, o que foi uma trabalheira danada (deveria ter denunciado ele assim como você também sugeriu).


Bom saber!!
Vivendo e aprendendo!

“...carpe diem, quam minimum credula postero"


http://spedconsultoria.com.br/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.