x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 5.646

Retificar Sefip que teve retenção de INSS, sem funcionário alocado

Camila Noronha Coatti

Camila Noronha Coatti

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 8 junho 2018 | 13:07

Boa tarde!

Sou nova na área e gostaria de uma ajuda. Em julho do ano passado passei a sefip de uma empresa normalmente (com código 115). Hoje fui questionada por essa empresa, que em julho eles tiveram retenção de INSS na nota e pediram pra eu retificar essa informação na Sefip.
A questão é que a empresa não tinha nenhum funcionário alocado na obra e esse valor de INSS retido não vai ser compensado.
Como eu faço para, apenas, informar essa retenção na Sefip de julho?

Obrigada

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 8 junho 2018 | 17:06

Camila Noronha Coatti

Não tinha ngm na obra, mas, se a empresa tem funcionários ou pro labore, pode abater desses valores.

Vc precisará excluir essa GFIP para depois enviar a correta.

Código de recolhimento 150; Cadastre um tomador de serviço para lançar essa retenção.

Como não foi compensado na época, pode lançar a compensação agora.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Camila Noronha Coatti

Camila Noronha Coatti

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 8 junho 2018 | 17:44

Karina,

obrigada por me responder.
Só uma dúvida... a empresa não vai compensar por enquanto. E eles já pagaram a guia GPS naquela época (07/2017) com o código 115.
Nesse caso, eu excluo a Gfip de Julho/17, faço uma nova com código 150, e só informo a retenção mesmo sem alocar ninguém na obra?

E como fica a guia que ele já pagou anteriormente?

Muito obrigada

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 11 junho 2018 | 09:16

Camila Noronha Coatti

Vc vai reenviar a GFIP da mesma forma, com todos os vínculos anteriores e só vai mudar o código para 150 e cadastrar esse novo tomador para informar a retenção sem funcionários alocados, já que não teve mesmo certo?

A GPS paga não tem como mudar, só se pedir restituição, oq demora muito, melhor opção é compensar daqui pra frente.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Camila Noronha Coatti

Camila Noronha Coatti

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 7 agosto 2018 | 12:49

Karina, boa tarde! Será que pode me ajudar mais uma vez, por favor?!

Ainda estou retificando essas GFIPS's.

O que queria saber é se consigo lançar o valor retido no mês, porém compensar menos do que o limite?
Acontece que não quero mudar o valor da GPS, mas a moça que fez a GFIP naquela época declarou retenção só de R$ 4.000, mas o valor foi maior que isso. Então queria retificar o valor verdadeiro, porém sem modificar o que ela já informou que compensou que foi de 4000.
Eu, informando a retenção correta, o valor compensado fica em R$ 6.000,00.

Como posso arrumar isso?

Obrigada

victor hugo de souza rastelli

Victor Hugo de Souza Rastelli

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 3 outubro 2019 | 10:10

Karina Louzada, Bom dia !! Eu estou precisando retificar uma sefip onde foi feito uma compensação do inss na parte salario-familia/maternidade o correto seria fazer a retenção referente acessão de mão de obra e compensar esses valores corretamente, foi referente ao ano de 2016
Tenho que excluir e fazer uma nova?
Ou posso retificar informando na modalidade 9 todos os colaboradores e retificar a compensação sendo que ja foi tudo pago?
Preciso retificar a Sefip para poder solicitar uma restituição pelo PERD/COMP

Vagner Costa

Vagner Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 28 outubro 2019 | 16:19

Boa tarde, pessoal

Preciso fazer umas retificações de GFIP de 8 anos atrás (valor retido pelo tomador e mudar o código de recolhimento do 115  p/ 150), porém não tenho as informações dos funcionários que trabalharam na empresa na época (era outra contabilidade) .

Meu questionamento é se osso fazer essas retificações sem os dados dos funcionários

grato desde já 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.