x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 50.132

Contribuição Previdenciária Substituída e não Substituída

Isabella Cristina

Isabella Cristina

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 25 junho 2018 | 16:58

Boa tarde. Estou com uma dúvida referente a Contribuição Patronal Substituída e não substituída.
Já pesquisei em diversos sites, mas nenhum sanou minha dúvida!
Preciso saber a diferença entre ambos.

paulo henrique

Paulo Henrique

Ouro DIVISÃO 1, Analista
há 6 anos Segunda-Feira | 25 junho 2018 | 21:10

isabela

contribuicao patronal subistituida trata-se da lei 12546/2011, conhecida como CPRB (contribuição patronal sobre a receita bruta)ou desoneração da folha de pagamento, na qual determinados setores da industria e serviços fazem a opção em recolher a contribuição patronal do inss de 20% sobre a folha, ou recolhe certa porcentagem sobre o faturamento mensal que varia de 1 a 4,5 % conforme o seguimento da empresa.

exemplo de contribuição patronal subistituida e nao subistituida


empresa optante da desoneração cujo setor enquadra no indice de 2% sobre seu faturamento,faturamento mensal valor de r$ 10.000,00,recolhe contribuição de R$ 10.000,00 x 2 % = R$ 200,00, nesse caso nao importa o valor da folha de pagamento ,o valor de R$ 200,00 é recolhido em darf com codigo 2985


nao optante da desoneração

valor da folha de pagamento R$ 10.000,00 contribuição patronal inss R$ 10.000,00 x 20 % =R$ 2.000,00 gps cod 2100

nota-se que no caso acima é interessante fazer a opção pela desoneração da folha, lembrando que esta opção só é feita uma vez no ano que se faz no mes de janeiro nao podendo no decorrer do ano subistituir a forma de contribuição

qualquer duvida poste aqui



mARIA mARQUES

Maria Marques

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Faturamento
há 5 anos Sexta-Feira | 8 fevereiro 2019 | 17:40

Por favor estou com dúvida sobre o mesmo assunto:

Somos optante pela desoneração e estou em dúvid onde me enquadro: contribuição totalmente substituida ou parcialmente substituida e qual a porcentagem que se usa, pois em alguns lugares fala em 20% e em outros a aliquota da desoneração do NCM que no meu caso é 2,5%. A empresa é fabricante mas está classificada como tecnologia da informação e outras atividades porque desenvolvemos softwares. Por favor me ajudem pois estou com problema no envio da tabela S1280.

Agradeço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.