x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1.660

acessos 206.147

eSocial - Prosoft

SANDRA CARLA ARANA

Sandra Carla Arana

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Diretoria
há 5 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2018 | 16:54

Thalita é mais trabalhoso, mas quando se trata de 5 rubricas, fica mais fácil informar somente o que utilizamos para não incorrer em erros de uma tabela de quase 400 itens.
Outra opção seria gerar a tabela de rubricas e excluir no monitoramento os eventos que não serão utilizados, mas não consigo falar no suporte para ter essa informação.
Continuamos sofrendo com o suporte da Prosoft.

TARCIANI CORSINI MERLO

Tarciani Corsini Merlo

Iniciante DIVISÃO 4, Gerente Recursos Humanos
há 5 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2018 | 09:41

Olá Pessoal,
achei esse Forum muito legal, pois todos usam o mesmo software PROSOFT, e isso dá para interagir bastante,
mas uma dica que dou é que não se baseiem em todas as bases de conhecimento que a prosoft fornece, muitas estão desatualizadas, etc.
Estou no ambiente produção, praticamente todas as nossas empresas já estão com a fase 1 no esocial (S-1000 A S-1070), até as empresas inativas,
aqui usamos padronizar e enviar por procuração, então quem tinha certificado digital passamos a procuração pelo ECAC e quem não tinha fizemos a procuração na RFB no próprio site da RFB. Molezinha, pois não deixamos pra última hora e a validade é para 5 anos.

A respeito do sistema de mensageria que a prosfot desenvolveu, particularmente é muito pouco usual, sem melhorias visíveis, não nos facilita em nada, não nos ajuda em relação ao layout desenvolvido, com por exemplo os parametros de períodos é individual, empresa por empresa e isso dificulta, já abri um chamado de melhorias para isso, já conversei com nossa regional e nada. Pois não tem lógico parametrizar os períodos empresa por empresa, quando simplesmente poderiamos iserir os períodos e clicar nas empresas que gostariamos de transmitir como já existe no gerador de relatórios word, tipo assim, ou melhor, existe uma funcionalidade nos parametros gerais que permite criamos grupos, afim de processar de forma única, por ex tenho 80 empresas inativas mas com CNPJ ativos na RFB e tive que parametrizar os períodos um por uma e clicar empresa por empresa para clicar no botão GERAR, é sem lógica isso.

Enfim trabalho com prosoft 20 anos, 8 deles versão DOS e 12 versão Windows, infelizmente nunca trabalhei com outro software para ter um comparativo.

O processo de mensageria da prosoft ora funciona ora não funciona, temos 290 rubricas na tabela de eventos, isso depois de enxugar, das 700 que tinhamos, fizemos uma seleção das usadas e desativamos as demais, então são 290 rubricas que são enviadas no esocial, já tive caso de ser aceitas as 290 para uma empresa, e para outra passar 190 e 100 ficar na fila de transmissão, não sei por que cargas dagua isso ocorre, solução de contorno da prosoft...... nada, nao sabem, diz que é nossa base de dados, etc etc, enfim milhoes de desculpas e nada de solução.

Lembrando que conforme MOS pagina 39 até 42 diz que a competencia inicio é a data da obrigatoriedade do esocial,
a base de conhecimento da prosoft menciona que deve ser 01/2017, e não é, para o primeiro grupo foi 01/2018, para as demais é 07/2018, e para as ME EPP e MEI é 11/2018, setor público 01/2019. Cuidados com essas base de conhecimento desfalcada da prosoft, é tenso, vamos ler o MOS pois a prosoft está bem atrás dos demais software em relação ao desenvolvimento operacional do sistema.

Tarciani.

André de Oliveira

André de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 5 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2018 | 17:26

Tarciani Corsini Merlo

Boa tarde meu caro.

Fantástica suas colocações. Assino embaixo tudo que escreveu sobre este sistema. Realmente eles não ajudam em nada além das informações conterem erros e ser defasado. Sequer respondem as dúvidas na comunidade zendesk que criaram.

Muito do que consegui fazer foi lendo outros fóruns, tanto aqui como em outros lugares e trocando figurinhas com pessoas que conheço, mesmo não sendo do mesmo sistema.

Das 650 rúbricas que tenho desativei 406 e em algumas empresas nem todas passaram. Não tendo resposta do suporte em como proceder, tive que fazer trabalho de formiguinha, vendo qual não foi e enviei novamente. Acabou dando certe mas as que não foram continuam lá.

Uma coisa que está me irritando em MONITORAMENTO é a falta de um botão para clicar MARCAR TODOS para fazer exclusões de rúbricas que não vou utilizar em empresas só com pro labore. Absurdo !!

Abraço a todos, bom fim de semana !!

André de Oliveira

André de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 5 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2018 | 09:28

Bom dia a todos !!!

Informação importante !!!

A limpeza da base de dados da PRODUÇÃO RESTRITA do e_Social, que deveria acontecer hoje 27/08, foi transferida para o dia 29/08, quarta feira.

Então, vamos aproveitar pois esta primeira etapa está acabando !!

Abraço !!

Janayne

Janayne

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2018 | 09:52

Bom dia, Pessoal!


Estou fazendo teste de envio de admissão e foi rejeitado porque não coloquei o CNPJ do sindicato na aba "trabalhista > e-social > informações gerais"


Lá vocês estão colocando o CNPJ do sindicato dos funcionários, correto?

Janayne

Janayne

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2018 | 13:13

Vocês possuem associações sem fins lucrativos?


O que estão colocando na classificação tributária da empresa?


Fazem também o cadastro do presidente no cadastro de sócios?

Janayne

Janayne

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 28 agosto 2018 | 17:25


Jessyca,

Fiquei até as 17h10 .. e magicamente a ligação caiu sem eu ser atendida.




Thalita,

Você pode alterar algo no horário, ele perguntará se quer fazer a transmissão.


Você irá cancelar. Ai altera de novo para o correto e transmite.


Janayne

Janayne

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 28 agosto 2018 | 17:31

Susan,

Não é pelo regime de tributação, e sim pelo PORTE da empresa no CNPJ.


Empresas cujo porte são ME/EPP o envio pode ser em novembro.


As com porte DEMAIS, devem ser enviados até 31/08.


De acordo com a Resolução 4 Comitê Diretivo do eSocial, poderão optar pelo envio de informações relativas aos eventos de tabela e eventos não periódicos, de forma cumulativa com as informações relativas aos eventos periódicos: a) a partir de 1-11-2018, a ME Microempresa, a EPP Empresa de Pequeno Porte e o MEI Microempreendedor Individual, que pertencem ao 2º grupo de empregadores. A prorrogação destina-se as ME, EPP, independentemente da forma de tributação da empresa.

Janayne

Janayne

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2018 | 13:11

Boa tarde, Pessoal!


Uma duvida, vocês estão incluindo para todas as empresa o CNPJ do sindicato lá na aba "e-social" dentro de "Trabalhista" no cadastro da empresa? Ou somente para aquelas que possuem funcionários?


No ambiente de teste ontem, eu fiz o teste de enviar uma sem o CNPJ do sindicato para depois fazer o envio da retificação do evento (simulando os casos que envio sem e futuramente resolve admitir funcionário) - mas ao incluir o CNPJ do sindicato, não gerou a solicitação de transmissão como evolução/retificação.


E eu não consigo falar com a Prosoft :(


Thalita,

Nesse caso é uma Evolução. (quando há inclusão de uma informação nova). Retificação é em casos de dados do evento já enviado estar incorreto.



Felipe Henrique de Assis Silva

Felipe Henrique de Assis Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente
há 5 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2018 | 16:37

Pessoal, boa tarde.

Gostaria de compartilhar meu caso para saber se mais alguém se encontra igual ou se alguém sabe o que fazer:

Estou enviando os eventos das empresas para o Esocial porém, eles ficam na aba "Em Transmissão" e demoram uma eternidade para retornarem com a resposta. Por exemplo, possuo eventos que enviei ontem que ainda não obtive retorno. Estou com esse problema deste quinta feira dia 16.
Já falei com a Prosoft, o T.I juntamente deles mexeram em algo no servidor e em um primeiro momento resolveu, mas logo em seguida voltou tudo. Esse caso se agrava ainda mais quando se trata do evento S-1010 (Tabela de Rubricas).
Vocês estão conseguindo enviar os eventos e receber resposta rapidamente ou também estão com essa dificuldade. falar na Prosoft agora esta impossível e o prazo esta se encerrando.
Se alguém tiver uma sugestão, ajudaria muito.

Obrigado.

Janayne

Janayne

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2018 | 13:11

Jessyca,



Competência início: 01/2017

1-eventos iniciais/tabelas - 07/2018
2-eventos iniciais/cadastros - 09/2018
3-eventos não periódicos - 09/2018
4-eventos periódicos - 11/2018
5-eventos SST: 01/2019

Página 14 de 58

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.