x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 5.919

Início de férias aos finais de semana para trabalhadores de escala de revezamento

DAMARIS TORRES

Damaris Torres

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 25 julho 2018 | 10:27

Bom dia!

Trabalho no DP de uma empresa de rede de comércio varejista. As folgas dos funcionários se dão por escala de revezamento. Geralmente a folga é em dias de semana, exceto aquelas que são obrigatórias aos domingos, conforme a lei. Em virtude da reforma trabalhista, podemos dar início das férias aos finais de semana, como no sábado por exemplo? Ou na sexta ? Lembrando que como tem programação de férias, um exemplo, se o funcionário vai entrar de férias em Agosto, ele não será lançado na escala de Agosto.

Desde já, obrigada!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 26 julho 2018 | 07:25

Damaris, bom dia.
Nada impede conceder ferias aos sábados, domingos, para os trabalhadores em escala de revezamento, desde que seja com dois dias no mínimo de antecedência do seu descanso semanal.
Exemplo, supondo que o descanso seja na quarta feira, então as férias poderão iniciar no máximo até domingo, ok..

DAMARIS TORRES

Damaris Torres

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2018 | 08:54

Bom dia Carlos Alberto,

No meu entendimento, também é permitido que as férias comecem no final de semana, se a folga semanal do funcionário que trabalha por escala é em dia de semana. Até porque, quem trabalha por escala em comércio varejista, além de geralmente folgar dia de semana ( exceto periódicamente aos domingos conforme exigido por lei ) essa folga não é fixa o ano inteiro. Exemplo: em Janeiro ele folgou as quintas-feiras. Em Fevereiro as quartas-feiras. Em Março as segundas-feiras. Então nem mesmo o governo teria como controlar a data do início das férias quando as folgas dos grandes comércios é por escala e muda constantemente.

Obrigada por compartilhar sua opinião!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.