x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 18

acessos 43.458

Erro no Livro Registro de Funcionários

Maria Paula Pestana Rodrigues

Maria Paula Pestana Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 27 outubro 2009 | 17:35

Boa tarde a todos!

Ao atualizar o Livro Registro de Funcionários me equivoquei na ordem dos registros. Por exemplo: na pág. 1 registrei um funcionário admitido em jul/2009 e na pág. 2 um funcionário admitido em mai/2009. Como posso corrigir isso? Existe algum embasamento legal?

Muito Obrigada!

Maria Paula

Maria Paula Pestana Rodrigues

Maria Paula Pestana Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2009 | 10:53

Colegas, bom dia!

Consegui uma resposta para a minha dúvida ligando no MTE de Campinas. Vou postar aqui para o caso de futuramente alguém ter o mesmo problema que eu tive e vir pesquisar no fórum.
A sugestão dada foi a seguinte: cancelar o registro da pág.1 e no campo 'Observações' explicar o motivo pelo qual esse registro está sendo cancelado e refazê-lo na pág.3. Mas, isso porque no meu caso ainda não havia registrado nenhum outro funcionário. Caso já tenha sido registrado outro funcionário, apenas colocar em 'Observações' o fato ocorrido.

Tenham um ótimo dia!!!

Maria Paula

LIVIA

Livia

Bronze DIVISÃO 3, Analista Financeiro
há 12 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2012 | 00:08

Boa noite!

estou com o mesmo problema da colega. Registrei um funcionario admitido dia 12 depois de um outro funcionario admitido dia 16. (feria a tempestividade)

Para ajeitar basta colocar uma observação no campo anotações?
Mesmo assim não fica passivel de multas?

No aguardo.

luciana hipolito

Luciana Hipolito

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 9 outubro 2012 | 09:42

Bom dia aos colegas!

Retomando este post, tenho uma dúvida idêntica a da colega Livia. Geralmente registramos a admissão com a mesma data do exame admissional. Uma empresa me mandou a documentação de uma funcionária com exame dia 05/10, fiz o registro no livro e no sistema com a data do exame. Hoje de manhã recebi duas carteiras para registrar, só que com exame dia 02/10/2012. Como faço com relação ao livro de Registro de Funcionários?
Por esta ser uma postagem mais antiga, então gostaria de saber se o procedimento citado pela Maria Paula ainda pode ser usado normalmente, já que de repente o MTE pode ter novas orientações para este tipo de equívoco.

Fico grata.

Atenciosamente.

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 9 outubro 2012 | 19:01

Boa Noite Luciana
o registro do dia 5/10 vc cancela a fôlha, em seguida registre o funcionário do 02/05 após o funcionário do dia 05/10.
Na CTPS do funcionário registrado dia 05/10 em anotações gerais vc coloca registro livro x página y.
Na ctps página de registro da empresa vc escreve no final da pág vide pagina tal(neste caso á página de anotações gerais)
Att,,

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
luciana hipolito

Luciana Hipolito

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 08:44

Muito Obrigada Anya, sua resposta foi de muita ajuda!

Você poderia me ajudar em qual a maneira correta de se cancelar a folha de um livro? Me disseram tanta coisa diferente que confesso que estou muito perdida neste assunto. Qual o melhor jeito... Dar um risco na página e escrever cancelado, colar a folha dobrada ao meio, apenas carimbar um cancelado na página?

E como proceder em no caso de uma página em branco em um livro de funcionários, pode ser cancelada também?

Obrigada.

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 09:22

Bom dia Luciana

Vc pode dar um risco e escrever cancelado ou apenas colocar o carimbo cancelado em seguida feche a página.No caso página em branco o mesmo procedimento

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
INVENÇÃO

Invenção

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 16 abril 2013 | 11:12

Bom dia!!

Comecei a trabalhar em uma empresa e encontrei um livro de registro sem finalizar e outro iniciado ambos com o mesmo nº,me parece que a pessoa não encontrou o livro e aí abriu outro, detalhe dei continuação no segundo só agora encontrei o 1º,o que devo fazer????








anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 16 abril 2013 | 11:27

Bom dia

Neste caso, a empresa deve entrar em contato com o sindicato patronal.


Espero ter ajudado

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 16 abril 2013 | 23:32

Invenção, antes de qualquer coisa,peço que altere seu nick. Releia as regras com asquais todos concordamos ao nos cadastrar no Forum Contabeis, elas são para valer.

Respondendo sua pergunta: Há várias maneiras de se corrigir esse tipo de erro escritural.

Tendo havido continuação no segundo livro, seguindo a cronologia, vc deverá anular as folhas restantes não utilizadas do primeiro livro. Uma sugestão, vc poderá traçar 2 linhas paralelas (distantes não menos que 3cm uma da outra), ou duas linhas formando um grande "X" de um canto ao outro (do topo direito ao roda-pé esquerdo, e do topo esquerdo ao roda-pé direito) em cada folha, e num espaço razoável escrever de forma legível sem erros ou rasuras, o termo: "Folha Saltada" ou "Anulada". Devendo tmb incluir uma Ressalva explicando o motivo, colocando a data e se identificando (tem de se identificar!).

Vc pode ler mais sobre erros de escrituração aqui no FC pois de quando em vez surge esse tema, como neste tópico.

Quanto a numeração do Livro, vc pode fazer como já sugerido pela colaboradora Anya, como tmb ir a uma SRTE mais próxima e pedir o visto do fiscal no 2º livro ao mesmo tempo que ele tmb vista a ressalva na identificação deste.

Boa sorte!

VANESSA DE ALMEIDA RIOS

Vanessa de Almeida Rios

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 26 junho 2013 | 15:08

Boa tarde, por gentileza quem pode me ajudar???

Registrei a ultima funcionária do livro com data de adm 05/04/2013, porém me dei conta que tem uma funcionária que entrou na empresa dia 23/02/2013 e não foi registrada no livro. O que faço?

OBS: A FUNCIONÁRIA DO DIA 05/04/2013 JÁ ASSINOU O LIVRO E ESTÁ DESATIVADA DA EMPRESA!

Desde já agradeço!

erika de sa

Erika de Sa

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 21 novembro 2013 | 00:04

Boa noite,

Li as postagens mais tem algumas cm data mais antigas e pode ser que tenha alguma base legal mais recente.Tem uma funcionaria com data de admissao de 20/11 que regsitrada no liovro de registro com esta data ao virar a pagima verifiquei q foi realizado um regsitro de outro funcionario cm data de admissao de 11/11,ou seja,a folha do regsistro de 20/11 era uma folha em branco saltada.Posso fazer o cancelamento do registro de 20/11 (cancelo passando uma linha na transversal com o nome cancelado e em observaços justifico )e regsitro na folha seguinte seguindo a ordem cronologica ou deixo do jeito que estar e faço a ressalva nas observaçoes.

Erika

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Sábado | 23 novembro 2013 | 13:41

Boa tarde Erika

Na CTPS observações gerais:Registro livro nº x folha nº y pq a sequência no livro será alterada

Espero ter ajudado

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.