x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 430

pagar competência em atraso de inss de sócio

ALEXSANDRA CARVALHO

Alexsandra Carvalho

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2018 | 14:50

Boa tarde amigos

Gostaria de saber como faço para regularizar um pagamento não lançado anteriormente de sócio que recebe pro-labore e não estava cadastrado no sistema de folha, por erro de preenchimento do sistema a época do recolhimento.
Foi gerado e pagos as gps dos períodos com as informações somente dos funcionários, este erro foi descoberto agora por que o sócio, esta pedindo sua aposentadoria por tempo de serviço e foi encontrada uma lacuna em suas contribuições a partir da competência de 06/2010 ate 09/2011. neste período ele já era sócio da empresa e já recebia o pró-labore, mas por erro não colocaram ele no sistema como pessoa que recebia da empresa o pro-labore e por isso não foi feito os pagamentos para ele referente ao inss deste período.
Como faço agora para corrigir este grave erro, e pagar este período somete para ele?
Alguém poderia me socorrer com informações e passo a passo de como fazer esta correção...
Não eramos o contador na época em questão e não temos o bekap desta época do sistema que gerou as gps nesta época


Desde já sou grata a todos.

Obrigada pela ajuda.

ALEXSANDRA CARVALHO

Alexsandra Carvalho

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2018 | 09:08

Bom dia Willian

Eu tenho todo o documento impresso da Sefip deste período, eu pensei em lançar no sistema de folha de pagamento este período mês a mês, incluindo o sócio não cadastrado indevidamente na época, e ai gera novo arquivo, mas eu fazendo isto, ira também as informações dos funcionário da época, que já tiveram o recolhimento feito e pago.
Está é minha dúvida, como eu poderia gera este arquivo e fazer o pagamento destacando somente a divida do sócio e fazer o recolhimento somente pra ele. Você pode me orienta como eu faço isso, seria como se eu estivesse com o arquivo de folha de ponto original da época... BEKAP. me ajude por favor. Se possível passo a passo, como eu deveria lançar e destacar e gere o pagamento pra ele e desconsiderar os outros funcionário.

Obrigada.

Willian Aparecido Corsino

Willian Aparecido Corsino

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2018 | 15:37

Boa Tarde Alexsandra,

Entendo a situação, mais como você mesma relatou seria como você tivesse entregando GFIP de muitos anos atrás agora, e você entregando a GFIP na modalidade de recolhimento provavelmente irá gerar por competência uma multa no valor de R$ 500,00, multa a qual terá que aguardar a boa vontade da receita federal em estar encaminhando a mesma para pagamento.
Acredito que seria algo inviável pra você, neste caso o que poderia estar compensando é como lhe falei acima estar recolhendo esse tempo de contribuição no carnê com alíquota de 11 ou 20% dependendo da modalidade que o responsável irá dar entrada na aposentadoria.

Espero ter lhe ajudado.

Att Willian,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.