x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 8.162

Lançar auxilio combustível no holerite

Eros de Oliveira

Eros de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 5 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2018 | 11:09

Prezados, bom dia!

Estou com a seguinte dúvida: Um cliente nosso deseja lançar o valor pago auxilio combustível aos empregados em folha de pagamento, minha dúvida é, posso lançar isso em folha como ajuda de custo sem o risco de incidência sobre INSS, FGTS e etc? ou lançar dessa forma seria incorreto?

Já li bastante sobre, mas em nenhum local dizia se esse tipo de lançamento era comum, se teria incidência ou não.

Antecipo meus agradecimentos.

Att.,
Eros de Oliveira
carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2018 | 11:45

Eros, bom dia.

O empregador não poderá efetuar o desconto de 6% sobre o vale combustível concedido ao empregado, devendo, inclusive integrar referido valor à remuneração do empregado, efetuando todas a incidências pertinentes (INSS e FGTS) , pois, neste caso trata-se de salário utilidade, conforme dispõe o artigo 458 da CLT.


https://www.empresario.com.br/legislacao/edicoes/2011/vale_combustivel.html

Algumas empresas reembolsam diretamente ao empregado, mas se houver uma fiscalização a empresa poderá ser penalizada e a fiscalização poderá rever os ultimos anos, chegando até 10 anos.

Eros de Oliveira

Eros de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 5 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2018 | 13:22

Prezado Carlos.

Ou seja, posso lançar esse valor em folha (o valor que está sendo pago ao empregado), porém incidindo sobre todos os encargos necessários?

Edit2: Agora entendi, tem que lançar na folha inclusive incidindo.

Muito obrigado!

Tenha uma ótima tarde.

Att.,
Eros de Oliveira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.