x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 244

Primeira solicitação de seguro desemprego

Manoely Leme Barbosa

Manoely Leme Barbosa

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 5 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2018 | 11:55

Fui aprendiz em uma determinada empresa do período de setembro/ 2016 até dezembro/ 2017. Em janeiro/ 2018 fui contratada como funcionaria efetiva dessa mesma organização. Se eu for mandada embora antes de completar um ano (Data necessária para a primeira solicitação do seguro desemprego) o período que trabalhei como aprendiz irá contar para eu realizar a solicitação do seguro desemprego ou é necessário um ano como funcionário efetivo?
Obrigada!

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2018 | 18:58

Manoely Leme Barbosa, boa tarde.

O contrato de aprendiz foi rescindido por antecipação ou pelo fim do prazo?

Se foi por antecipação, entendo que sim, o período do contrato de aprendiz irá somar ao período que você tem com o registro em CLT, caso este também seja rescindido sem justa causa.

Se foi pelo fim do prazo, dai este período não irá somar, uma vez que perde uma das características necessárias, o qual é o desligamento por rescisão antecipada sem justa causa.

Caso tenha dúvida em seu caso específico, oriento que vá até uma agência do Ministério do Trabalho ou outro local o qual se protocola os pedidos de Seguro Desemprego na sua cidade e apresente a sua situação.

Os atendentes irão analisar com mais detalhes e lhe dar uma resposta mais precisa.

Vide também resposta a pergunta nº 49 do Manual da Aprendizagem.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.