x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 3.552

décimo terceiro

EDEMIR ALBERTO

Edemir Alberto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2009 | 14:38

Boa tarde Pessoal..

uma duvida bem simples!!


funcionario que teve comissao somente 1 mes no ano( fevereiro de 2009...)


divido o valor por 11 pra achar o valor a somar com a metade do salario para o Adto da 1º parcela.. correto???

Daniel Melo

Daniel Melo

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 13 anos Sexta-Feira | 17 dezembro 2010 | 17:59

Marilene,

Eu tenho uma empresa e para cuidar da contabilidade pago um contador mensalmente.

Este ano ele está me cobrando além do boleto que venceu em dezembro um outro boleto referente ao 13º(Décimo Terceiro) de igual valor. Está correto ele cobrar isso? Há alguma lei que ampara essa cobrança?

Eu não tenho com ele nenhum vínculo empregatício, apenas pago um valor mensal pela prestação dos serviços de contabilidade.

Att,
Daniel Melo

Ronaldo Ferreira Dibiasi

Ronaldo Ferreira Dibiasi

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 13 anos Sábado | 18 dezembro 2010 | 00:45

Olá Daniel!

Por lei não é previsto. Mas é prática os contadores fazerem isso visto que ele cobra todos os meses pelo processamento de uma folha mensal e está cobrando esse boleto pelo processamento da fopag do 13º salário da sua empresa e não por ser um 13º salário para ele....

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 18 dezembro 2010 | 01:55


Daniel, bom dia.

Os serviços de prestação de serviços adicionais de dezembro, desde que pactuados em contrato, poderão ser cobrados, presumindo-se que o contratado (escritório contábil) tenha cumprido suas obrigações dispostas também em contrato.

Com créditos a Cláudio Rufino, sugiro leitura desse link, postada em 2007.

Att

Hugo.

NOTA
Particularmente, também cobro honorário adicional em dezembro de cada ano, cfe. dispositivo firmado em contrato.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.