x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 688

trabalho sem carteira assinada

Marcio de Araujo Xavier Junior

Marcio de Araujo Xavier Junior

Iniciante DIVISÃO 2 , Atendente
há 6 anos Quarta-Feira | 21 novembro 2018 | 11:47

ola bom dia, trabalho em uma empresa sem registro a 1 ano e 8 meses,tenho duvidas, quando eles forem me registrar ira registrar na data que eu comecei a trabalhar? ref ao acerto dos valores eles pagam a mim o valor do fgts ou realizam o deposito para o governo? caso me registre com a data que entrei, eu tenho direito a seguro desemprego,pis,fgts etc?

Milleyd Sartori

Milleyd Sartori

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 6 anos Quarta-Feira | 21 novembro 2018 | 16:05

Boa tarde Marcio de Araujo Xavier Junior ,

É pouco provável que a empresa te registre com data retroativa (quase impossível) pois isso implicaria em uma multa alta para a empresa sendo assim, não serão recolhidos INSS, nem FGTS, consequentemente este período não contará para cálculo de seguro desemprego (supondo que a empresa te mande embora dentro de alguns meses)e quanto ao PIS, você precisa estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos pra começar, precisa ter trabalhado DE CARTEIRA ASSINADA por pelo menos 30 dias em um ano para que tenha direito ao benefício no próximo ano então, mesmo que você já tenha 5 anos de cadastro no PIS, também não consegue sacar pq não teve sua carteira assinada.
Seu empregador pode até te pagar, quando for assinar a sua carteira, o FGTS pra dizer que está pagando os seus direitos mas é bem provável que você tenha que entrar na justiça futuramente para ter seus direitos como trabalhador garantidos (e pagos). Tenha uma boa conversa com seu empregador, ele está te lesando! Se ele não for efetuar seu registro e você tiver condições de conseguir outro trabalho pense na possibilidade de sair desta empresa e procurar seus direitos.
Esta falta de registro e recolhimento de impostos vai impactar na sua vida profissional, cada ano que passa vai ficar mais difícil o brasileiro conseguir se aposentar segundo as novas regras e cada mês que você trabalha pra um empregador que não efetiva seu registro é um mês a mais que você terá que trabalhar e contribuir pra recuperar isso. Quero deixar claro que a minha explicação é baseada no conhecimento e vivência que tive como empregadora, como empregada e como curiosa que sou mas creio que tudo que eu te disse aqui da maneira mais simples que podia, pode ser confirmado por um profissional da área. Boa sorte!

Milleyd Sartori

emerson marcos de souza

Emerson Marcos de Souza

Iniciante DIVISÃO 1 , Encarregado(a)
há 6 anos Terça-Feira | 27 novembro 2018 | 07:17

bom dia trabalho em uma empresa de confecção de uniforme desde 15 de maio de 2017
na função de encarregado de corte a empresa me prometeu clt e até não hoje não me registrou
sem contar que a mesma atrasa o pagamento todo mês mas de 15 dias chegando até 20 dias
a empresa não fornece holerite para os funcionários a mas de um ano e não repassou o dissidio
que saiu no mês de agosto e agora querem me dispensar sem me pagar meus direitos eles
podem fazer isto outro sim eu assino ponto desde o dia em que comecei a trabalhar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade