x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 496

Trabalhar 8 dias direto depois da folga e só folgar no 9° di

Darlene

Darlene

Bronze DIVISÃO 1, Autônomo(a)
há 5 anos Domingo | 9 dezembro 2018 | 08:43

Olá amigos, bom dia.

Estou com uma dúvida: meu namorado trabalha com Telemarketing, em uma escala 6x1

Ele folgou na Sexta dia 07/12 e me disse que só folga agora no Domingo dia 16/12, sendo assim gostaria de saber se alguém sabe me dizer se isso pode acontecer, ficar tantos dias para folgar novamente?

Obrigada

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Domingo | 9 dezembro 2018 | 12:11

Darlene,



Como funciona a escala 6X1, quais os requisitos do contrato de trabalho?

O modelo da escala é de livre escolha da empresa, sendo que deverá ser organizada de forma que, a duração normal do trabalho não seja superior a 8 horas diárias e 44 horas semanais, conforme disposto na Constituição Federal, no artigo 7º, inciso XIII.

Com relação às folgas, tratando-se de trabalhador do sexo masculino, a folga deverá coincidir com o domingo, em um período máximo de 7 semanas de trabalho, (art. 67, parágrafo único da CLT e Portaria Ministerial nº 417, de 10.06.66, com redação da Portaria nº 509/67). Já nas atividades do comércio em geral, o repouso semanal deverá ser concedido no domingo, pelo menos 1 (uma) vez a cada de 3 (três) semanas.

Para as mulheres a cada 15 dias de trabalho, uma folga obrigatoriamente deverá ser no domingo, nos termos do art. 386 da CLT.

Conforme dispõe o artigo 9.º da Lei 605/1949, o trabalho aos domingos e feriados deve ser remunerado em dobro, ou ainda, poderá ser concedido outro dia de folga.

Ressaltamos que apenas os feriados serão pagos em dobro, o domingo, quando for escala do empregado é considerado dia normal, tendo em vista que o mesmo terá outro dia de folga.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.