x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 176

Silva

Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente
há 5 anos Segunda-Feira | 17 dezembro 2018 | 11:31

Ola, sou empregado da iniciativa privada (CLT) contribuindo com o INSS regularmente.

Em aproximadamente 06 meses terei meu tempo de contribuição completado e poderei requerer minha aposentadoria.

Pretendo abrir uma MEI este mês e gostaria de saber se a contribuição nessa categoria pode interferir na minha aposentadoria por tempo de contribuição que já está quase completa e se afetaria a contagem de tempo e/ou o valor do beneficio que deverei receber?

Grato.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Segunda-Feira | 17 dezembro 2018 | 14:08

Silva, boa tarde.
Não, isso porque o calculo do valor do beneficio, vai desprezar 20% das menores contribuições, você menciona que faltam 06 meses, então retroagindo, temos 34 anos e 06 meses, ou seja, iniciou a contribuir por volta de Junho de 1984, como o calculo efeito a partir de Julho/94, então teremos de Julho/94 à junho/2019 = 25 anos x 12 meses = 300 meses, desse 60 meses, ou 05 anos das menores contribuições serão descartadas, ok..

O bom e verificar o CNIS também,para ver se esta tudo certo, para não ter surpresa lá na frente (no pedido), segue o link para cadastrar a senha

https://emprestimofacil.com/blog/inss/meu-inss-aprenda-a-acessar/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.