x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 539

Extrato Previdenciário com Divergências

Uilson Sena

Uilson Sena

Iniciante DIVISÃO 4, Fisioterapeuta
há 5 anos Quarta-Feira | 26 dezembro 2018 | 22:56

Olá prezados (as),


Sou prestador de serviços em uma cooperativa, lá obtenho um pagamento médio de R$2.000,00 mensal. A cooperativa faz a minha contribuição no INSS com referência nesse valor médio de R$2.000,00. Mas a uns dias consultei meu extrato previdenciário que consta contribuições referentes a um pagamento de R$1.200,00. No INSS fui orientado procurar a cooperativa para esclarecer a respeito. Lá na cooperativa o contador me mostrou todos os comprovantes (GFIP) com valores referentes a média salarial de R$2.000,00. Um amigo que trabalha com RH verificou que tenho dois NIT um principal e outro secundário, ele orientou a retificação das GFIP'S para o NIT secundário por se tratar do mais antigo. Alguém aqui já teve experiencias parecidas e pode me passar alguma orientação?

Esse caso ta acontecendo com uma colega de trabalho e ela ta prestes a sair de licença maternidade.


Obrigado a todos,

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 27 dezembro 2018 | 06:58

Uilson, bom dia.
Precisa verificar em seu cadastro, no item CNIS (dentro dele tem o extrato, tempo de contribuição e dados cadastrais), no dados cadastrais no final da página tem números do PIS/NIT, verifique se tem esse número que seu colega mencionou, se tiver então não é problema na SEFIP/GFIP, agora se não tem então terá que retificar pelo menos uma ou duas SEFIP.

Tive um caso assim, onde o mesmo não tinha nenhum lançamento em seu Extrato Previdênciário desde 1999, verifiquei e notei que o numero que constava na SEFIP era diferente do número do PIS, então solicitei que retifica-se pelo menos duas SEFIP, e depois de cinco dias uteis o sistema do INSS "puxou" todos os recolhimento, ou seja, desde 1999 até a competência de março/2018. (a de abril pra frente já estava com o número correto).

Uilson, se mesmo assim não obtiver êxito, então terá que analisar a SEFIP e verificar onde está o erro.

O seu colega está certo, um dos caminho e esse, retificar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.