x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.581

FGTS e GPS por tomador

SABRINA MENDONÇA DA FONSECA

Sabrina Mendonça da Fonseca

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2019 | 10:20

Bom dia Colegas,

A empresa precisa que eu gere guias individualizadas de FGTS e GPS. Já envio SEFIP por tomador, mas nunca individualizei as guias. Sempre gero apenas uma de cada (FGTS e GPS) para toda a empresa. Por isso estou com dúvidas de como fazer. Já busquei ajuda na consultoria e fui informada que não é permitido, mas acho que o tomador não iria pedir uma coisa que não tivesse como fazer e realmente acho justo que ele receba a 'prestação de contas' (relação de trabalhadores e as devidas guias pagas) apenas dos funcionários que estão prestando serviços a ele, não todos os outros da empresa.

Já pesquisei bastante aqui no forum e muito se fala do assunto, porém não consegui entender direito o operacional da coisa. Gostaria de saber se a maneira que estou pensando em fazer está correta.

CASO: Empresa com 60 funcionário, sendo que 10 destes estão alocados exclusivamente na prestação de serviços (cessão de mão de obra) para o tomador A.

1 - Crio um tomador B com os dados da empresa (e aloco os 50 funcionários não cedidos ao tomador A)
2 - Envio GFIP, com código 150, com os funcionários do tomador A na modalidade recolhimento e os funcionários do tomador B na modalidade declaração
3 - Envio GFIP, com código 150, com os funcionários do tomador A na modalidade confirmação, e os funcionários do tomador B na modalidade recolhimento.
4 - Envio uma terceira GFIP, com código 150, com todos os trabalhadores na modalidade confirmação.

Desta maneira eu teria as guias de FGTS e GPS individualizadas e a informação estaria completa tanto para a Receita Federal quanto para a caixa Econômica?


Estou com o raciocínio correto?

Obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.