x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 139

INSS autonomo diversas fontes com valor inferior ao salario

Luiz

Luiz

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 21 fevereiro 2019 | 22:18

Me perdoem os moderadores, mas não consegui encontrar tópico especifico.

Caros colegas,

Boa noite, estou com o seguinte problema, existe um prestador de serviços (código 13 sefip) que trabalha em diversas empresas as quais contabilizo, com valores de recebimentos variáveis mas nunca superior ao salário minimo.
Veio me indagar se desta forma terá direito a requerer aposentadoria ou em caso de auxilio doença como deverá proceder???
Segundo ele, diz que foi informado que o inss não considera esses valores, somente acima de um salario em cada fonte!? Sinceramente fiquei em duvida.
Ele não terá direito algum mesmo ou será feito pelo inss o somatório de todas as fontes??
Ele deve guardar quais documentos? Seria necessário da parte das empresas preencher algum documento, além claro das declarações em sefip para esse prestador de tempo em tempo, como o antigo formulario de salario de contribuições do inss que nem sei se existe mais...
Ele tem o meu inss e lá constam os valores dessas empresas, meio embolado quando vi as informações lá, mas tudo informado.
Me ajudem por favor!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Sexta-Feira | 22 fevereiro 2019 | 10:12

Luiz, bom dia.
Sim, se o salario de contribuição for inferior ao salario minimo, o INSS não considera, a melhor e voce e seu cliente ir pessoalmente a uma agência do INSS onde eles irão orientar como proceder, e verificarão no cadastro dele se há alguma competência com valores inferior, e se o contribuinte o desejar, eles (inss) poderão emitir guia para a complementação, para que o mesmo possa ter direito aos beneficios.
Isso e bom que você também irá ficar ciente e poderá orientar seus clientes, ok..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.