x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 27.616

Estágio gera perca do seguro desemprego ?

Rodrigues

Rodrigues

Bronze DIVISÃO 2
há 5 anos Quinta-Feira | 7 março 2019 | 17:11

Prezados,

Gostaria de saber se um contrato de estágio cuja a bolsa é acima do salário mínimo, causa o cancelamento do recebimento das parcelas do seguro desemprego.

A diversas controvérsias sobre esse assunto, algumas pessoas dizem que pode estagiar e receber o beneficio do seguro desemprego se a bolsa for inferior a um salário mínimo. Já outras pessoas relata que independente do valor da bolsa do estágio, não a problemas em receber o seguro desemprego, visto que no contrato de estágio não gera recolhimento de FGTS e INSS. Só se a CTPS fosse assinada pelo empregador que não é o caso.

Ao me informar com o Sindicato da categoria, não foi passado o esclarecimento correto da questão. Falaram que mesmo o estágio sendo por contrato firmado entre as partes, tem como saber se uma pessoa recebe alguma renda por fora através de seu CPF e conta bancária gerando o bloqueio das parcelas. Achei a resposta esquisita. Verifica conta bancária de um cidadão ?

Att,
Rodrigues

Rodrigues

Rodrigues

Bronze DIVISÃO 2
há 5 anos Sexta-Feira | 8 março 2019 | 08:53

Olá Géssica,

Obrigado pela resposta !

Suspende o seguro se for gerado a SEFIP, ocorrendo assim o desconto do INSS correto ?

Acredito que não é gerado SEFIP pois como citei é um contrato de estágio por tempo determinado entre empresa x estudante.

Não sei nem se seria uma boa perguntar isso para o entrevistador durante a assinatura do contrato. Eu mesmo posso ler na hora e verificar alguma cláusula dizendo se a possível desconto no INSS.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.