x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 43.148

FERIAS COM COMISSÃO E SALÁRIO FIXO

ROSEKELE FURTADO DE ABREU SILVA

Rosekele Furtado de Abreu Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 5 anos Sábado | 30 março 2019 | 14:23

Boa tarde,

Sei que férias com salário fixo e comissão, faz-se média da comissão e paga o salario atual. Mas tem um funcionário de um cliente que no período aquisitivo, teve  salario fixo com comissão por tres meses e no restante do período somente comissão. Atualmente, recebe os dois novamente. Processo férias com o salario atual mais a média das comissões do período aquisitivo ou somente a comissão ?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Sábado | 30 março 2019 | 16:08

Rosekele, boa tarde.
Primeiro, verificar a convenção coletiva de trabalho se há alguma clausula especifica para calculo das comissões com relação as férias.
Normalmente se calcula dessa forma
Periodo aquisitivo = 01.06.2017 à 31.05.2018
Salario nesse periodo foi de 1.500,00,
Comissões
Junho ..........400,00
Julho.............500,00
Primeiro, precisa dividir a comissão pelo salario da época
Vamos supor
Junho .......(400/1.500) = 0,266 ou 26,6%, então se faz esse calculo em geral, dentro do periodo aquisitivo, depois soma-se as porcentagem e dividi por 12, achando-se a média.
O resultado multiplicará pelo salario atual, vamos supor que atualmente seu salario seja de R$ 1.800,00 e a média da comissão foi de 20%, então o recibo de férias ficará assim
Férias = 01.04.2019 à 30.04.2019
Férias = (30 dias) = 1.800,00
Média da Comissão (20%) = 360,00
1/3 das férias + comissão = 720,00
Bruto = 2.880,00

ok

ROSEKELE FURTADO DE ABREU SILVA

Rosekele Furtado de Abreu Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 1 abril 2019 | 08:08

Bom dia Carlos, compreendi o cálculo que você passou, mas minha dúvida é que nesse período aquisitivo o funcionário
recebeu salario fixo por apenas 3 meses. Ex: 
Periodo aquisitvo: 19/06/2017 a 18/06/2018
salario recebido : meses 06,07 e 08/2017
Comissão; Todo período aquisitivo
O funcionário voltou a receber salário fixo com a comissão no mês 08/2018.....ao processar a férias eu peguei o salario atual e meu cliente alega que não deveria pegar salário nenhum pois no período aquisitivo só recebeu por 3 meses.

Espero ter conseguido me expressar...

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Segunda-Feira | 1 abril 2019 | 10:09

Rosekele, bom dia.
Menciona que recebeu salario por três meses e depois só comissão, então logicamente que tem parâmetro, ou seja, se a comissão fosse inferior ao salario minimo ou piso da categoria, receberia o piso ou salario minimo, então deve considerar para o calculo esse.
O que você deve fazer e verificar se a média da comissão foi superior ao salario atual, caso contrário deverá considerar o salario atual.
Deve então mostrar ao seu cliente, que a média da comissão no periodo foi inferior ao salario atual, e as férias e calculada com o salario atual.

ok..

ROSEKELE FURTADO DE ABREU SILVA

Rosekele Furtado de Abreu Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 1 abril 2019 | 13:51

Boa tarde,

Eu fiz desse jeito, pois a comissão mais o complemento de salário  deu valor maior que o salário atual, porém o que me intriga é que por atualmente ela receber salário mais comissão(somando esses dois atualmente , dá valor maior que a média das férias) , o cliente alega não estar certo.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Segunda-Feira | 1 abril 2019 | 14:08

Rose, pelo seu relato ela na epoca o contrato de trabalho era comissão + salario, correto?
Se positivo, então o recibo de férias, ficaria assim

Férias = (xx dias) = R$ (salario de hoje/atual)
Valor da Média das Comissões = R$ (média da comissão da época).
1/3 das Férias = R$ ........
1/3 Média das Comissões = R$ ..........

Agora se seu cliente não concorda e que que seja feito da forma dele, então faria, e colheria por escrito a decisão dele, isso porque lá na frente se a empregada questionar na justiça, você terá como provar ao seu cliente que foi avisado.
ok..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.