x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 108

Dúvidas sobre Férias

Samuel Ferreira

Samuel Ferreira

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 5 anos Quinta-Feira | 4 abril 2019 | 09:47

Bom dia, 

Trabalho na parte administrativa de um mercado de grande porte da minha cidade, completarei 12 meses de contrato no dia 13/04, gozando, portanto, de férias a partir desta data. 

Minhas férias estavam marcadas para agosto, perguntaram se eu gostaria de antecipá-las, para o dia 15/04, fiquei de dar a resposta no período da tarde, pois estava programado para descansar no mês de agosto, mas, como estou com alguns planejamentos em mente, pretendi analisar a questão. 

Passarei alguns dados sobre o meu salário, horas trabalhas, e gostaria que vocês me dessem uma previsão de quanto receberei: 

Meu horário de trabalho é de 7:30 às 18:00 - Tenho 1:30 de almoço todos os dias
No sábado, trabalho por escala, de 7:30 às 12:00 
Estou devendo horas no banco da empresa, cerca de 40 horas, gostaria de saber se isso influencia no cálculo para as férias
Meu salário bruto é R$ 1952,33 (começou a vigorar a partir desse ano, mês de janeiro), antes recebia R$ 1753,95
Recebo R$ 157,50 de Hora Extra, antes recebia R$ 151,50

Bom, gostaria que vocês me dessem uma luz nesse assunto, também gostaria de saber se no mês seguinte, o que será deduzido no meu contracheque, caso eu opte em tirar férias esse mês de abril. 

Obrigado e fico no aguardo das respostas. 

Carolina Gonçalves

Carolina Gonçalves

Prata DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 4 abril 2019 | 11:43

Bom dia Samuel.

De férias você recebe o valor correspondente a 1 salário + 1/3 + médias das HE realizadas no período aquisitivo.
É importante ter ciência de que a férias se trata do salário antecipado, o que vem "a mais" é somente o 1/3.
Isso significa que quando você sai de férias e recebe ela é o salário desse mês que você receberia lá no final (ou dia 5 do mês subsequente).
Geralmente no salário vem descontando os descontos mensais de costume. O que pode acontecer é, por estar de férias, não haver saldo para zerar, então o holerite fica com uma pendência para descontar no mês seguinte.
A escolha de data é uma negociação entre empresa x empregado.
A base do valor é sempre a mesma.

Espero ter ajudado.

Carolina Gonçalves

"Sucesso nada tem haver com Sorte, mas sim com Determinação e Trabalho"
Samuel Ferreira

Samuel Ferreira

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 5 anos Quinta-Feira | 4 abril 2019 | 11:58

Carolina, 

Primeiramente obrigado pela resposta, mas ainda sigo com algumas dúvidas, rs. 

Sabe me informar se as horas negativas no banco de horas da empresa influenciam no cálculo das férias? Outra dúvida, aqui na empresa eles optam por pagar 30% do salário no 20º dia útil do mês, o que caracteriza um adiantamento salarial, e o restante no 5º dia útil do mês, no caso, se eu tirar férias no dia 15, receberei o meu salário adiantado referente a esse mês, mais 1/3 e as médias das horas extras que realizei ao longo do período, e o que será deduzido no meu contracheque do próximo mês será o adiantamento que recebi?

Carolina Gonçalves

Carolina Gonçalves

Prata DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 4 abril 2019 | 15:04

Samuel,

O banco de horas não vai influenciar neste caso de férias.
Só influencia no salário, caso a empresa decida descontar essas horas negativas.
Quanto ao adiantamento, vai depender da politica da empresa.
Mas se ela fizer o adiantamento, no salário virá o desconto - isso pode aumentar o saldo negativo para desconto posterior..

Carolina Gonçalves

"Sucesso nada tem haver com Sorte, mas sim com Determinação e Trabalho"
Samuel Ferreira

Samuel Ferreira

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 5 anos Quinta-Feira | 4 abril 2019 | 15:13

Carolina, 

O que seria esse saldo negativo? 

Sobre o banco de horas, realmente eu li sobre isso e vi que não pode descontar no cálculo das férias, então, estou mais tranquilo quanto a isso. 

Se eu decidir vender os 10 dias, eu recebo o abono pecuniário nos 2 dias antecedentes às ferias ou não?

Última dúvida,  se eu tirar as férias no dia 15, retornar no dia 5 do mês seguinte, o pagamento para o mês seguinte conta a partir do dia que eu retornei de férias, certo? Ou seja, vendendo os 10 dias, retornando no dia 6, o cálculo para a folha de pagamento conta a partir do dia do retorno, certo?

Desculpem-me pelas perguntas, é que sou meio leigo em cálculos trabalhistas, rs

Carolina Gonçalves

Carolina Gonçalves

Prata DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 4 abril 2019 | 15:19

Saldo negativo seria o que mencionei na primeira resposta: "Geralmente no salário vem descontando os descontos mensais de costume. O que pode acontecer é, por estar de férias, não haver saldo para zerar, então o holerite fica com uma pendência para descontar no mês seguinte".
O pagamento do abono vem junto com as férias.
Sim, o pagamento é proporcional aos dias trabalhados no mês.

Carolina Gonçalves

"Sucesso nada tem haver com Sorte, mas sim com Determinação e Trabalho"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.