x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 588

Retorno de Afastamento

Renata

Renata

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Segunda-Feira | 22 abril 2019 | 17:42

Boa tarde pessoal....Tenho um funcionário no condomínio onde o mesmo estava AFASTADO desde 2005 e semana passada o INSS  deu ALTA MEDICA para ele. O CID da doença é o F 29 Esquizofrenia + o CID 68  Transtorno de personalidade...Minha duvida é: O condomínio pode dispensa-lo ou ele tem alguma estabilidade de emprego ?

Adriana Alves

Adriana Alves

Bronze DIVISÃO 2, Analista
há 5 anos Segunda-Feira | 22 abril 2019 | 17:57

Conforme art. 118 da Lei 8213/91 e Súmula 378 do TST (Tribunal Superior do Trabalho), somente possuem estabilidade provisória no emprego os trabalhadores afastados por auxilio doença acidentário, vejam o que diz a referida lei:

Art. 118. O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo PRAZO MÍNIMO de doze meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente de percepção de auxílio-acidente.Porém é importante deixar claro que, o trabalhador que recebe auxílio-doença não pode ser demitido da empresa durante o período em que estiver afastado de suas atividades e em gozo do benefício. Após a alta, o segurado que recebia o auxílio-doença acidentário continua com estabilidade no emprego por mais 12 meses, de acordo com as leis trabalhistas.
O mesmo, entretanto, não ocorre com a pessoa que recebia o auxílio-doença comum. Nesse caso, ela pode ser demitida pela empresa após o seu retorno ao trabalho.

fonte: https://alvesaraujoadv.jusbrasil.com.br/artigos/402369571/trabalhador-afastado-por-auxilio-doenca-pode-ser-demitido

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 23 abril 2019 | 10:58

Renata

Pela CLT não, verifique na CCT.

O ASO de retorno ao trabalho deu APTO? Ele não vai tentar prorrogação?

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.