x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 101

Restituição da Guia GPS

Samara Rodrigues

Samara Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 5 anos Terça-Feira | 23 abril 2019 | 09:48

Estou com um problema, tem uma empresa que estava compensando salário maternidade, só que no mês de setembro e outubro foi gerada guia e foi paga essas duas competências, só que posteriormente também foram compensadas como salário maternidade essas duas competências. Gostaria de saber como devo proceder. Espero ter explicado direito.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 23 abril 2019 | 10:20

Samara, bom dia.
Precisa verificar primeiramente o Extrato Previdenciário Pessoa Juridica, para ver como está, antes de corrigir, ok..
Provavelmente irá gerar pendência, ou seja, valor a ser pago, caso aconteça então deverá gerar a GPS com encargos e pagar, ok..

DAYANA

Dayana

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 24 abril 2019 | 12:06

Olá Samara, bom dia...
Você consegue recuperar esse crédito sim, porém você terá que ir junto a Receita Federal do seu Estado. Eles apresentarão um formulário que você deverá preencher com os dados da empresa e a conta para restituição.

Abs.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 24 abril 2019 | 12:12

Samara, bom dia.
O que estou entendendo e que foram compensada duplicidade, se for isso obviamente que ira gerar pendência junto a receita federal após avaliação, particularmente verificaria o extrato previdenciário para verificar como ficou.
Se foi compensada posteriormente, isso que dizer que as guias pagas com a compensação já estão sendo abatidas os valores que não foram compensada na época certa (guias).
Então entendendo que não existe essa devolução. (isso que entendi pelo seu relato).
Exemplo
Valor a compensar = 3.000,00
GPS a compensar em  Setembro e Outubro, mas não foi compensada.
Compensou em (exemplo) Novembro e Dezembro .
Então se foi assim como menciono, não há devolução.

(foi isso?)


Carlos Alberto
12.99768.5454

Samara Rodrigues

Samara Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 5 anos Segunda-Feira | 29 abril 2019 | 11:32

Bom dia, Carlos

Vou te dar um exemplo:
GPS setembro: 209,42
GPS outubro: 238,96 
Esses dois foram pagos no vencimento certo. Porém essa empresa estava compensando o salário maternidade, e nesses dois meses não era para ter gerado as guias para pagamento, mais foram geradas e pagas. 
Eu não sabia que tinha sido pagas essas guias e fui na Sefip e compensei essas duas guias que já tinham sido pagas.
Consultei o extrato de contribuições uma semana depois de ter feito essa compensação indevida (pois já estavam pagas), e no extrato consta que essas duas guias foram pagas e não compensadas, ou seja, não entrou a compensação que fiz posteriormente. Agora não sei quanto tempo demora para o extrato ser atualizado.
Minha dúvida é, se ainda posso usar esse valor (448,38) que fiz a compensação indevida dessas duas guias e compensar nas guias dos meses posteriores, ou se já perdi esse valor.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Segunda-Feira | 29 abril 2019 | 11:42

Samara, bom dia.
O prazo para compensação e de 05 anos.
Sim, você pode usar, e além disso Pode até corrigir monetariamente, ok.
Segue o link, 

http://www.normaslegais.com.br/trab/1previdenciaria251108.htm
Particularmente, aguardaria pelo menos mais dois meses, e verificaria como está o extrato, caso não tenha sido compensado, então lançaria novamente, corrigindo os valores caso queira corrigir, ok..
































compensado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.