x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 6.093

Funcionário Recusa-se a Informar CPF de dependentes

Juliene

Juliene

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 23 abril 2019 | 10:55

Bom Dia, 

Estou com problemas com uma empresa aqui no escritório, alguns funcionários estão se recusando informar o CPF de seus dependentes alegando não ter contato com a mãe, sei que em caso de pensão alimentícia é obrigatório, mas os que não tem pensão posso excluir? Quais as implicações? Tem base legal para "forçar" o funcionário a informar o CPF? Alguma declaração pode ser feita onde ele assume as responsabilidade de não informar?

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 23 abril 2019 | 11:02

Juliene

É obrigatório informar o CPF dos dependentes para alguns cadastros como para deduzir do IR. Se vc excluir os dependentes, o sistema não vai considerar pro cálculo, nem pro salário família.

Vc já está enviando essa empresa ao esocial? Deixe esses empregados pro final do prazo se possível e envie um comunicado formal orientando que o CPF é necessário e sem a informação precisará excluir do cadastro e descreva as consequências.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Bruno Ribeiro Silva

Bruno Ribeiro Silva

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 23 abril 2019 | 11:06

Se ele não informar o CPF, não vai poder deduzir do IRRF, caso tenha, nem receber o Salário Família (na realidade, acho que o SF ainda não é obrigatório informar). Mas o que me impressiona é a quantidade de funcionários rebeldes que fazem o que querem e se recusam a cumprir o que as empresas pedem.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 23 abril 2019 | 11:34

Bom dia
Entre em contato com a pensionista, e explique a ela, 
Outra saída e se tiver convênio médico, a operadora tem o cpf dos dependentes,ok..

(tive um caso que mencionei caso não informa-se o CPF seu pagamento ficará bloqueado, (só para intimidar).
Foi o unico jeito, ele me passou o telefone da mãe da criança, expliquei e ela me passou.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.