x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 143

DECLARAÇÕES - PROCESSO TRABALHISTA

Jéssica Yumi

Jéssica Yumi

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 24 abril 2019 | 11:17

Bom dia!

Pessoal, preciso da ajuda de vocês. Precisamos quitar débitos de imposto de renda de um processo trabalhista, em que a empresa foi condenada e depois as partes entraram em acordo, que foi homologado pelo juiz.

No acordo, foi ajustado que a empresa pagaria ao reclamante o seguinte:

VALOR BRUTO - R$ 349.062,02
INSS - R$ 7.275,10
IR - R$ 11.786,92
(-) DEDUÇÃO RECURSAL - R$ 6.290,00
LÍQUIDO - R$ 323.710,00

O valor foi parcelado da seguinte forma:

R$ 50.000,00 em 30/04/2015 e o restante em 22 parcelas de R$ 12.441,36 com primeiro vencimento em 30/05/2015.

Agora precisamos regularizar as declarações e eu não sei como fazer. Tenho que entregar a DIRF e a DCTF, mas não sei como informar os valores. Por exemplo, na DIRF, teria que informar toda a retenção de uma só vez? Porque o valor foi parcelado, em parcelas altas, mas não sei se tem alguma forma de divisão ou se teria que de fato informar logo na primeira parcela.

Alguém poderia me auxiliar?

Obrigada!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 25 abril 2019 | 07:18

Jessica, bom dia.
Na dirf tem um campo onde menciona o número do processo, ano, e quantidade de parcelas,(caso não localize peça ajuda ao suporte da folha
Quando emitir o informe de rendimento se você reparar no campo "06 = Rendimentos Recebido Acumuladamente.os valores estarão nesses campos, e quando o empregado for fazer sua declaração de imposto de renda no campo RENDIMENTO RECEBIDO ACUMULADAMENTE  mencionará os valores, numero do processo, ano e a quantidade de meses, esse será abatido/compensado em sua declaração de imposto de renda, onde PODERÁ restituir o valor integral, parcial, ou em caso de pagar esse será abatido do valor, onde pagará valor menor,  do imposto de renda.

veja no link abaixo, vai te ajudar, (peça também ajuda ao suporte da folha)

http://www.doccontabilidade.com.br/downloads/04%20-%20PROCESSOS%20TRABALHISTAS%20NA%20DIRF.pdf

Carlos Alberto
12.99768.5454





O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.