x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.482

Mandato Sindical - 13 salário

Renato Ramos da Silva

Renato Ramos da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 14 anos Sexta-Feira | 18 dezembro 2009 | 09:03

Bom dia comunidade.
Gostaria de saber se um funcionário afastado para cumprir mandato sindical tem direito ao 13º salário.
Agradeço desde já quem puder ajudar.

Aos meus amigos, um bão dia!! Aos meus inimigos, um dia bão!
Sol Bonfim

Sol Bonfim

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 2 maio 2012 | 14:46

Boa Tarde,

O funcionário que esta afastado cumprindo mandato sindical de 1 ano, quem fica obrigado a recolher o FGTS e INSS desse funcionário? Meu entender seria o Sindicato e vcs o que me dizem?

Obrigada

Sol Bonfim

Sol Bonfim

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 2 maio 2012 | 14:46

Boa Tarde,

O funcionário que esta afastado cumprindo mandato sindical de 1 ano, quem fica obrigado a recolher o FGTS e INSS desse funcionário? Meu entender seria o Sindicato e vcs o que me dizem?

Obrigada

Sol Bonfim

Sol Bonfim

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 2 maio 2012 | 14:55

Só completando: Recebi um comunicado do sindicato que diz o seguinte:

"os ônus financeiro, decorrentes do referido afastamento correrão por conta do Sindicato; devendo essa empresa, mensalmente, apor seu carimbo na guia de recolhimento de contribuição previdenciária, cota do empregador e empregado, bem como na de depósito do FGTS e Previdência".
E mandaram em anexo uma ficha de atualização salarial para que fosse preenchido as verbas desse funcionário.
Se puderem me responder o mais breve, agradeço.

Sol Bonfim

Sol Bonfim

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 9 outubro 2012 | 17:01

Boa tarde.

Renato, vc conseguiu resolver sua dúvida.

Estou com a mesma situação a funcionária foi afastada em 01/02/2012 para cumprir mandato sindical, e só trabalhou o mês 01/2012, a minha dúvida é:
Pago 13º salário sobre o mês 01/2012 ?
Se sim e a sefip como ficaria se o funcionário está afastado, cumprindo mandato sindical?

Se puder me responder te agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.