x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 5.150

Informação de 13º no Sefip ref a rescisão

DIONY CEZAR JUSTINO DA SILVA

Diony Cezar Justino da Silva

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 14 anos Quarta-Feira | 23 dezembro 2009 | 17:13

boa tarde a todos,

estou com uma duvida na seguinte situação : no mês de dezembro paguei a segunda parcela do 13º salário e fiz a GPS da competência 13, minha duvida é a seguinte as informações referentes ao 13º que vão na GFIP, devem ir somente na 13 ou na do mês 12 deve ir também, já que não vou recolher esse INSS na competência 12 ?

Filomena

Filomena

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 28 dezembro 2009 | 15:43


Boa tarde!

A informacao do 13. tem que ir na sefip da competencia 12 tambem, para efeitos de calculo do FGTS.

É lançado na aba REMUNERAÇOES/13. SALARIO (lembrando que é o valor da 2. parcela).

Consulte sempre a Convençao Coletiva.
Filomena

Filomena

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a)
há 14 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2009 | 09:35

Bom dia!
Desculpe, nao observei que era ref. a rescisao , vou completar.

Neste caso, é uma dispensa apos o pagto do INSS e da 2. parcela do 13. salario.
Na Sefip competencia 12, a informação da movimentação da rescisao ira normalmente, sem o valor do 13 salario (base de INSS) , que ira constar na GPS 13.

Espero ter explicado melhor.

Consulte sempre a Convençao Coletiva.
Cléa Márcia

Cléa Márcia

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Financeiro
há 13 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 12:13

Boa Tarde, por favor preciso urgentemente de uma ajuda.
Normalmente pagamos o salário no dia 25, mas no mês de junho foi dia 22 por causa do feriado e a GPS foi paga dia 27 de manhã, o problema é que um funcionário pediu demissão dia 27 e por motivos pessoais a data da rescisão teve que ser dia 27.
Como vou fazer pois a rescisão foi paga dia 05/07, como vou encaminhar a SEFIP que consta a rescisão pois agora no mes de julho eu não posso lançar o 13º ele não calcula o INSS.
Obrigada a quem possa me ajudar.

Márcia

Cléa Márcia

Cléa Márcia

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Financeiro
há 13 anos Terça-Feira | 26 julho 2011 | 12:24

Pessoal, não expliquei direito o "problema", foi que ele recebeu o mês e junho, na SEFIP de junho ele constou normal. Agora na de Julho eu vou incluir os valores da rescisão, mas a competência do desligamento foi em junho e o sistema não aceita eu lançar em julho o 13o. da rescisão.

Por favor me ajudem, se eu reenviar a SEFIP de junho constando a data do término do vínculo, como vou lançar os valores da rescisão que ele recebeu somente em Julho?

Muito obrigada.

Leila

Leila

Prata DIVISÃO 5, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 26 julho 2011 | 16:04

Se a data da rescisão foi como 27/06 você terá que retificar a Gfip da competência 06 informando os valores corretos, incluindo a rescisão do funcionário. Recolha as diferenças referente Fgts e Inss com multa/juros.

Cléa Márcia

Cléa Márcia

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Financeiro
há 13 anos Quarta-Feira | 27 julho 2011 | 11:25

Leila, obrigada por responder, refaço a SEFIP igual ao mes de junho e informo os outros funcionários na modalidade 9 e deixo ele normal, só não preciso lançar o salário do mes de junho certo. Pois já foi pago o INSS e FGTS do mes de junho. Agora em julho eu não lanço nada dele?
Desculpa as perguntas mas é a primeira vez que acontece isso e a demissão dele foi por que ele pediu para ir começar dia 28 em outra empresa. Mais uma vez muito obrigada.
CMárcia

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.