x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 192

Solicitação de Vale Transporte

Marcia

Marcia

Iniciante DIVISÃO 1, Assessor(a) Vendas
há 5 anos Terça-Feira | 28 maio 2019 | 14:54

Olá, 
Ao entrar na empresa não optei pela utilização do Vale Transporte, porém, fui informada que a qualquer momento, poderia fazer essa solicitação.
Fiz a solicitação ao Departamento Pessoal recentemente (maio) para receber o benefício em junho e fui informada de que fiz a solicitação fora da data limite, assim, o benefício seria concedido somente em julho. E que o mês de junho, não será reembolsado. Por favor, gostaria de confirmar se procede eu pagar o mês todo do meu bolso e não ter reembolso e se a regra da tal "data limite", se aplica a lei.

THALISSON SILVA DA ROCHA

Thalisson Silva da Rocha

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 28 maio 2019 | 16:19

Marcia, 
A Lei nº 7.418/85, que regulamenta o vale-transporte CLT, diz que o benefício deve ser concedido, antecipadamente, pelo empregador ao trabalhador. Portanto, não se trata de uma reposição salarial — é uma antecipação para a cobertura de despesas com deslocamento entre casa e trabalho, por meio de transporte coletivo público.
A lei estabelece que o empregador compartilhe as despesas de deslocamento com o funcionário. A concessão é obrigatória para todos os trabalhadores brasileiros, urbanos ou rurais, que façam parte do quadro de funcionários de uma empresa de forma fixa ou temporária.

Precisa ser analisado a politica de prazo e normas de solicitado para o vale transporte, pois algumas empresa passa para os funcionarios que vao solicitar o vale transporte até que dia pode ser solicitado. Por outro lado tem o senso da empresa no caso do da solicitação fora do prazo e ser adiantado um valor em dinheiro para o colaborador nao precisar tirar do dele. 

Thalisson Rocha
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 31 maio 2019 | 10:54

Marcia

Aqui demora 03 dias uteis pro cartão ser emitido após o cadastro feito no sistema, depois alguém tem que ir lá buscar, gerar a carga no sistema, pagar o boleto e o crédito entra com 03 dias.

Envolve pelo menos 3 setores da empresa: DP, financeiro e Motoboy....A empresa realmente tem seus prazos e normas internas, porém, isso não pode vir a prejudicar o funcionário.

Para casos assim, normalmente as empresas tem cartões reserva, ou antecipam em dinheiro mesmo até chegar o cartão.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.