x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 77

Dúvidas sobre contratação de trabalhador rural

Leticia

Leticia

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 29 maio 2019 | 04:55

Boa noite,

Uma cliente me pediu ajuda referente a cadastro de funcionário, e como só trabalho com a parte fiscal e contábil, tenho muitas dúvidas.
É uma pessoa física que vai contratar um trabalhador rural. Solicitei a documentação dele. Ele já trabalhador rural em outros lugares. Aí minha primeira dúvida: como faço para cadastra-lo no FGTS? Preciso ir na caixa econômica ou cadastra automaticamente pelo número do PIS? Devo cadastrá-lo como empregado no esocial? Preciso transmitir conectividade social?

Desde já agradeço a atenção

Gilberto Mendes

Gilberto Mendes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 29 maio 2019 | 08:24

bom dia Leticia 
Neste caso o empregador que tem atividade rural tem que ter o CAEPF( CEI) , provavelmente esse funcionário já possui um numero de PIS ,pois como mencionou ele já trabalhou em outros empregadores na mesma atividade, o cadastro deverá ser feito normalmente onde o FGTS e INSS deverá ser recolhido vinculado a essa inscrição de CAEPF(CEI) do empregador , lembrado que as aliquotas para rural e o INSS do funcionário + 2,7% de terceiros, caso esse empregador não possua o CAEPF(CEI) vocês terão que criar um para ele e no site da Receita Federal.

Gilberto Mendes

"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade"
Leticia

Leticia

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 29 maio 2019 | 09:40

Bom dia, Gilberto!

Ele tem matrícula CEI sim, vi nos outros registros da carteira. 
Eu nunca fiz o registro de um funcionário, só o registro de firma na caixa. O processo normal é ir na caixa econômica? O INSS será pelo pagamento da guia, correto?

obrigada pela atenção!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.