x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 142

COMPENSAÇÃO INSS

Bruno Ribeiro Silva

Bruno Ribeiro Silva

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 17:04

Bom dia pessoal, é a primeira vez que eu preciso fazer uma compensação e estou com algumas dúvidas, mesmo tendo pesquisado bastante antes, alguém poderia me ajudar? Vou fazer um breve resumo da situação abaixo, a empresa é uma associação sem fins lucrativos, que ainda não está obrigada ao envio das folhas no eSocial.

- Uma funcionária estava afastada pelo INSS e deveria ter retornado em 19/01/2019, pois o INSS havia negado o seu último pedido de prorrogação. Ela fez o exame (APTO), e retornou. Acontece que ela estava tentando reverter essa decisão do INSS por vias judiciais, e somente recentemente o INSS deferiu o pedido, com vigência inicial retroativa àquele dia 19/01/19.
- Retifiquei todas as GFIP de janeiro a setembro, excluindo tal funcionária da folha, o que diminuiu os valores do INSS, FGTS, e PIS sobre folha. O reembolso do FGTS eu irei solicitar através de RDF.
- A minha dúvida é em relação ao procedimento para solicitar a devolução do INSS e PIS, eu já pesquisei que existem duas formas, pedir o reembolso, ou fazer a compensação, mas pelo que vi, o reembolso costuma demorar muito, então o melhor seria compensar os valores, correto? Eu estou em dúvidas sobre as etapas do procedimento, primeiro eu tenho que fazer uma PER/DCOMP Web informando que eu irei compensar no próximo mês os valores de INSS e PIS, e aí quando eu for fazer a GFIP, faço essa compensação, ou não é necessário fazer PER/DCOMP, somente fazer direto na GFIP?
- Outra dúvida é em relação à DCTF, mensalmente eu faço para informar o PIS sobre folha, eu terei que retificar também as DCTF de todos os meses?
- Quando fizer a RDF, pelo que eu vi, todas as contas de todos os funcionários ficam bloqueadas, não dá para movimentar nem sequer solicitar extratos, né isso? Tudo bem, a empresa não prevê nenhuma movimentação nos próximos 2 meses, mas, o envio da GFIP mensalmente eu não vou ter nenhum problema não né?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.