x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 13.039

Procuração Conectividade Social - Empregador sem certificado digital

Antônio José Vieira Junior

Antônio José Vieira Junior

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2019 | 15:57

Caros colegas, 

Recorro a ajuda dos contadores deste fórum pois esgotei minhas pesquisas e não encontrei resposta.

Preciso enviar a GFIP/SEFIP de um cliente meu MEI. Acontece que o mesmo não possuí certificado digital.

Gostaria de fazer uma procuração eletrônica no Conectividade Social para mim, só que não encontrei como fazer.

Encontrei artigos de 2016 falando sobre fazer a chave .pri, e em outros o pessoal falando que não é mais aceito. Ainda está sendo aceito a chave .pri?

A Procuração Eletrônica da RFB não serve para este caso né? Estou no caminho certo, devo fazer a GFIP pela conectividade social?

Alguém consegue me ajudar?

OBS.: Estou no inicio de carreira. :)

Grato pela atenção dos nobres colegas.

Cesar

Cesar

Diamante DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2019 | 16:04

Boa tarde.

Sem certificado digital não há como fazer a procuração.
Algumas agências da CAIXA ainda emitem o .PRI, mas a grande maioria não o faz mais... Você pode tentar a sorte na sua cidade.

A procuração da RFB infelizmente só serve para os serviços da RFB mesmo, a Caixa tem outro sistema.

Você pode enviar a GFIP pela Conectividade ICP do seu certificado, desde que você cadastre na SEFIP que sua empresa é a responsável pelo envio das informações.

Antônio José Vieira Junior

Antônio José Vieira Junior

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2020 | 16:54

Vi que teve bastante acesso a esse tópico, então para aqueles que ainda buscam resposta, as respostas dos colegas na época me ajudaram muito.

Para os MEI's a CEF ainda gera chave pri, porém tudo é enviado por e-mail não mais por pendrive.

Também é possível fazer com o certificado digital e-CNPJ da contabilidade, como indicado pelo Eduardo, basta colocar o seu CNPJ como responsável na SEFIP.

Na época eu não tinha escritório registrado, não tinha e-CNPJ, fiz um MEI para mim e fiz um certificado digital, deu certo (mas não é a maneira correta).

Michael Sladek

Michael Sladek

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 27 dezembro 2020 | 14:57

Buenas,
O questionamento da amiga é parecido com o meu, estou assumindo a contabilidade de uma profissional prestadora de serviços anexo III, enquadrada no Simples Nacional.
Vi em outro tópico que ME's e EPP's com até 05 funcionários não teriam a necessidade do certificado.
Ela possui apenas pró-labore, não possui outros funcionários.
Posso colocar como responsável lá no programa da SEFIP o meu e-cpf? ou tem que ser apenas um e-cnpj?


Obs.: No momento sou profissional liberal contador e possuo apenas o E-CPF, no entanto possuo uma MEI com certificado digital, que até minha intenção seria no início de 2021, fazer o desenquadramento do MEI e enquadrar no SIMPLES como ME, incluindo as atividades de Contador neste CNPJ.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.