x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 195

Falta não Justificada

 Paulo  Aquino

Paulo Aquino

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 27 setembro 2019 | 10:59

Bom dia, 
Gente tenho um funcionário que trabalha de segunda a sábado.
No dia 06/09 ele faltou e não justificou  no dia 07/09 foi feriado nacional e empresa claro paralisa sua atividades  sei que ele perde o drs da semana seguente conforme clt  mais o feriado do 07/09 e descontado ?
Alguém ai para me ajudar 

Derick Marczuk

Derick Marczuk

Prata DIVISÃO 1, Assistente Recursos Humanos
há 4 anos Sexta-Feira | 27 setembro 2019 | 11:09

Assim, poderá ser descontado dessa empregada os dias da semana que ela faltou, bem como o DSR, não se descontam os feriados por o mesmo ser um dia que o empregado tem direito de receber sem prestar serviço.
Contudo, existe correntes que entendem que desconta-se o dia da falta, DSR e o feriado, assim ficará a critério do empregador descontar ou não.
Outrossim, se o empregador vem adotando a sistemática de não descontar, não poderá começar a fazê-lo agora tendo em vista ser uma alteração contratual que estará trazendo prejuízo ao empregado, o que é vedado pelo art. 468 da CLT.

Assist. de Departamento Pessoal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.