x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 426

VALE TRANSPORTE

Jey

Jey

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 4 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2019 | 12:15

Boa tarde!

Gostaria de um esclarecimento quanto ao vale transporte, estive lendo uns artigos que diz ser obrigatório independente da distancia, mas já tinha ouvido falar que se fosse menos de 100 metros o empregador não precisava fornecer, alguém sabe me dizer se é obrigatório mesmo e se pode ser em dinheiro também?

Jose Telles Junior

Jose Telles Junior

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2019 | 13:23

Georgia Alves Marinho , boa tarde

Com base no vale-transporte CLT, o uso das passagens deve se dar no sistema de transporte coletivo público, urbano ou intermunicipal e/ou interestadual. O empregador deverá conceder o benefício somente àqueles empregados que utilizarem o transporte público no deslocamento de casa para o trabalho.

Assim, não fazem jus ao benefício os empregados que se deslocarem de casa para o trabalho em veículo automotor, motocicletas, bicicletas e/ou a pé.

Nesses casos, é preciso que O TRABALHADOR preencha uma declaração informando que não utiliza de transporte público para se deslocar de sua residência ao trabalho e vice-versa — não tendo, portanto, o perfil de beneficiário e informando os motivos pelos quais não faz uso e jus ao mesmo (vai de carro, a pé, mora perto etc).

José Telles Junior
"Nenhum vencedor acredita no acaso"  Friedrich Nietzsche
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2019 | 17:50

Georgia Alves Marinho

Não existe na lei essa distancia mínima de 100 metros....o que acontece é que o empregado realmente não vai pegar ônibus nesta distancia, mas eles sempre acham que é "direito" deles, então, caso ele assine a declaração optando pelo beneficio, a empresa teria que conceder, mas deve monitorar o uso e, caso constate o uso indevido, pode dar advertência ou suspensão.

Aqui temos o caso de um casal que o homem pega vale combustível e a mulher VT. Ela apresentou 10 dias de atestado médico e deu o cartão de VT dela pro marido usar e acha que está no "direito" dela.....é bem complicado.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2019 | 21:19

Karina,

Essa questão do vale transporte e bem complicado viu, quase sempre me deparo com esse tipo de situação que você falou

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.