x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 2.668

" NIT Sócio - Faixa Crítica ao INSS, retificação de SEFIP "

Bianca  Pereira

Bianca Pereira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 11 novembro 2019 | 10:51

Bom Dia!

Sócio de uma empresa deu entrada em sua aposentadoria e o NIT do mesmo se encontra em "faixa crítica" (INSS cadastrou o NIT com CPF errado) e sendo assim ele tem um novo número de "NIT".
O que ocorre é que o INSS pediu retificação do NIT de SEFIP dos anos de 2003 em diante.
Temos os backups e informação de funcionários apenas de 2010 pra cá, antes era de outra contabilidade a qual não existe mais.

Tem como acessar as SEFIP's (2003 á 2010) por outro meio? Pois se trata de empresa com mais de 60 funcionários/mês. 
Posso solicitar segunda via na caixa? Na Receita Federal? 
Precisamos de uma luz..

Obrigada!

Bianca Pereira.

"O Senhor é meu Pastor, nada me faltará"
carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Segunda-Feira | 11 novembro 2019 | 11:04

Bianca, bom dia.
Particularmente iria na Receita Federal, explicaria o que está acontecendo, agora se não conseguir, a única saída e ingressar com ação na Justiça Federal através de um(a) advogado(a) Previdenciário, onde irá explicar o que aconteceu e acredito que a Justiça irá conceder.
Peça ao seu cliente que também consulte um(a) advogado(a) previdenciário, tem caso em que na Justiça e mais rápida e além disso começa a contar a partir do ingresso na justiça.

Bianca  Pereira

Bianca Pereira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 11 novembro 2019 | 12:17

Prezado Sr. Carlos, Boa Tarde!

Agradeço pelos esclarecimentos!
O estranho é que ele já está com uma advogada a frente desse processo, inclusive foi solicitação dela essas retificações.
Já fomos ao INSS  e o analista disse que NIT faixa Crítica é muito "mal" visto por lá (não dão devida atenção), então somente com as retificações que mudaria essa faixa. 
O que me deixa chateada é que é um erro de cadastro do próprio INSS e eles não auxiliam em nada.
Veja, já provamos que o CPF cadastrado não é o dele e de nenhuma outra pessoa; Já mostramos cadastro de CPF ativo da Receita Federal; Já provamos que as GPS estão pagas e que ele é sócio da empresa desde o inicio da mesma.. e ainda assim querem a retificação, que pode alterar a vida de mais 60 pessoas se não for bem feito. É complicado!

Muito Obrigada por toda atenção.

Bianca Pereira.

"O Senhor é meu Pastor, nada me faltará"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.