x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 4.504

CANCELAMENTO DE GFIP

Ana Maria Manciopi Borges de Lima

Ana Maria Manciopi Borges de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 3 dezembro 2019 | 21:16

Boa noite aos colegas.

Estou precisando de uma ajuda quanto ao cancelamento de uma gfip que foi enviada sem querer indevidamente.
No dia 30/09/2019 enviei a gfip com a competência 08/2019  ao invès de colocar 09/2019  mas não percebí este erro na hora e enviei da competencia de 09/2019  logo em seguida . Como a da competencia de 08/2019 foi enviada no prazo certo 04/09  e recolhida a gps e o fgts no prazo preciso cancelar a enviada no dia 30/09 
e não sei como proceder.
Se algum colega puder me ajudar, agradeço.

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2019 | 08:29

Entra na Sefip e coloca a data que foi em duplicidade, lá terá o cancelamento do envio que deverá ser entregue via conectividade da Caixa, salve este protocolo e verifique lá nas pendências da situação fiscal se consta algo.

Vc precisa enviar um arquivo cancelando o que foi em duplicidade.

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Ana Maria Manciopi Borges de Lima

Ana Maria Manciopi Borges de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2019 | 20:05

Telma, boa noite.
Obrigada pela atenção ao meu problema, mas não entendi o procedimento que tenho que fazer, se possível me explica passo a passo pois esta competência foi transmitida pela conectividade pri.

Fico no aguardo.

Obrigado.

RICARDO ROMERA

Ricardo Romera

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2019 | 08:00

Bom dia! Antes de prosseguir, baixe o manual da GFIP no site da caixa: http://www.caixa.gov.br/site/paginas/downloads.aspx >>> FGTS – SEFIP/GRF >>> Manual_SEFIP_84.zip

Se os valores da GFIP errada forem idênticos à GFIP original, você não precisa fazer esse procedimento. Se os valores forem diferentes e realmente seja necessário corrigir, leia o manual, pois lá constam os procedimentos corretos.

Para a exclusão de GFIP: no SEFIP, na aba de movimento, onde tem a informação da competência e código de recolhimento, no canto direito há a opção do "Pedido de Exclusão de Informações Anteriores".

Você vai informar o mês errado e vai selecionar o pedido de exclusão, gerar os arquivos e transmitir via conectividade social, normal, igual os envios mensais. Fazendo isso, o mês de agosto será excluído e você precisará realizar um novo envio dessa competência, com os valores corretos.



Ana Maria Manciopi Borges de Lima

Ana Maria Manciopi Borges de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2019 | 15:42

Boa tarde Ricardo.
Veja se você entende o meu dilema.
Eu tenho duas competencia de 08/2019 enviada uma que é a correta enviei dia 04/09 a outra que enviei por engano foi no dia 30/09. Se eu pedir para excluir as informações anteriores vão ser excluidas as duas que eu enviei ou só a ultima que foi 30/09.

Obrigado e aguardo resposta.

RICARDO ROMERA

Ricardo Romera

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2019 | 16:20

Deve haver uma orientação sobre essa dúvida no manual.

O pedido de exclusão é atrelado à competência e ao código de recolhimento. Se as duas são iguais em competência (08/2019) e código de recolhimento (ex: 115), ACHO que as duas serão excluídas, pois o conjunto dessas informações será o alvo do pedido de exclusão.

Viviana Lima de Almeida

Viviana Lima de Almeida

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 8 setembro 2021 | 15:41

Boa tarde!

Um cliente pagou normalmente a guia da GFIP de 08/2021 (pago no prazo), e, por engano, acabei gerando uma nova guia da GFIP de 08/2021 para pagamento em atraso com vencimento para amanhã (09/09/2021). 

E agora? Como fazer para cancelar essa nova guia que foi gerada
com pagamento em atraso? Se não cancelar, essa competência ficará em aberto como “não
paga”? Porque eu acredito que essa nova guia subscreveu o arquivo da que já havia sido paga, estou certa?

Tentei buscar ajuda no Chat do e-CAC mas a fila diz que sou o 119º a ser atendido.  Por favor, será que alguém saberia me dar algum esclarecimento sobre como proceder com esse cancelamento da nova guia?

RICARDO ROMERA

Ricardo Romera

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 8 setembro 2021 | 16:43

Boa tarde. Não pague a guia gerada. Quanto a declaração (se foi sobreposta ou não), deixe todos os arquivos salvos, junte anotações sobre o ocorrido e monitore daqui para frente. Se a Receita Federal solicitar algum esclarecimento, na época, você poderá montar processo explicando o que aconteceu.

Acho que não haverá problema nenhum já que a guia original foi paga no prazo e as informações (remunerações, trabalhadores, etc) não foram alteradas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.