x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 3.549

Trabalhador sem carteira assinada

ELIAS DA VITORIA SANTOS

Elias da Vitoria Santos

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2010 | 09:06

Caros colegas,

Bom dia!

Me deparei com uma situação em que uma pessoa trabalha em uma instituição sem fins lucrativos a 17 anos sem carteira assinada, agora o atual dirigenete está preocupado com relação a uma possível reclamação trabalhista. Gostaria de saber dos colegas se o tal:

1- Terá direito do FGTS pois este prescreve com 30 anos?
2- A empresa terá que recolher o INSS até os últimos 10 anos?
3- E quanto a férias e 13º salários e salário familia?
4- Não recebia o salário minimo completo. Neste caso terá que pagar o complmento do sálario bem como a basse para os encargos serão a partir de quando?

Fico grato,

celso  siqueira

Celso Siqueira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2010 | 11:28

Bom dia Elias !
Situação difícil essa , não é ?
Vejamos, esse empregado está há 17 anos , sem registro em carteira, é um grande período , sem que ninguem atentasse para o fato , o dirigente atual está correto em normalizar essa situação , visto que , caso não regularize a situação , irá transformando -se em uma gigante bola de neve , eu sugiro , visto ter transcorrido um grande período , que procurem a justiça trabalhista , para acordarem sobre esse problema , claro que o desembolso será grande mas em compensação , " zera-se " , essa situação e regulariza-se o vinculo empregatício não perdurando esse desgaste para ambas as partes, claro que será dispendioso para a entidade mas em compensação , o passivo trabalhista diminui em relação a esse empregado.

ilo lorena tavares lopes

Ilo Lorena Tavares Lopes

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 2 setembro 2011 | 15:03

boa tarde, estou precisando de uma ajuda, espero poder contar com vocês.

Bom, eu trabalho numa empresa que é uma confecçao de camisetas, lan house e ainda lanchonete(embora a mesma encontra-se inativa).
Eu realizo o trabalho de atendente na lan house, porem, devido a falta de funcionarios, o dono me pede pra fazer manutençao em micros por eu ser tec, de informatica, pede pra limpar o local de trabalho de manutençao, limpar a lanchonete, e ainda realizar alguns serviços de rua.
Estou la a 9 meses sem registro algum, trabalho de segunda a sabado das 13 horas as 23 horas da noite com 1 hora de descanso com o salario de 600 reais.

bom o que ta pegando é que o dono, esta me cobrando todas essas funçoes e em certos momentos nao consigo da conta por que é muita coisa, sendo que o combinado foi somente a lan house, o resto tive q ir fazendo mesmo.

gostaria de saber o que posso fazer em relaçao ao mesmo, pois pra mim ta fazendo falta esse registro, e ele fala em indiretas que nao tem medo de entrar na justiça por nao registrar..

Alguem poderia me orientar enquanto a isso? eu pretendo sair de la o quanto antes mas queria ter noçao de como preceder com essa situaçao.


Desde ja obrigado

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 5 setembro 2011 | 18:19

Ilo, vc tendo material que sirva como fortes indícios de que trabalha neste local todos esses meses e neste horário, desenvolvendo tais tarefas, não exite e busque o reconhcimento deste vínculo empregatício, junte tmb testemunhas que corroborem suas afirmações.

Busque o Sindicato dos Empregados no Cómercio ou algum bom avogado.

Boa sorte!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.