x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 208

Valor guia GPS com valor absudo.

Wallison Alexandre Alves de Lemos

Wallison Alexandre Alves de Lemos

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Programador
há 4 anos Sexta-Feira | 20 dezembro 2019 | 16:14

Boa tarde,

No sistema Sefip, gerando o movimento 12/2019 de uma funcionária admitida em 11/2019.
Porém, fiz o movimento com salário 998,00 e a simulação.
Deu:
Valor do INSS:   279,44
Outras entidades: 57,88
Total: 337,32

No caso, a guia deve ser de 337,32? É normal esse valor? Pq descontarei 29,00 da funcionária e terei que pagar o resto...

Wallison Alexandre Alves de Lemos

Wallison Alexandre Alves de Lemos

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Programador
há 4 anos Sexta-Feira | 20 dezembro 2019 | 16:33

Luciana Arrais ,
Obrigado por responder. Sim, MEI, simples nacional.

Esse valor de 79,84 eu devo descontar e pagar o FGTS, correto?
Ou quando for gerar a guia eu pego esse valor da simulação 337,32 e diminuo o valor de 79,84?
Pq o descontado do funcionário para a GPS não é só 3% (29,94)?
8% 79,84 para pagar o FGTS.

Não entendi qual o valor eu devo gerar a GPS para pagamento da previdência desse funcionário

Luciana Arrais

Luciana Arrais

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 4 anos Segunda-Feira | 30 dezembro 2019 | 09:58

Se a empresa é simples nacional, então esse calculo esta errado, reveja as configurações do seu programa, pois esses 20 e as outras entidades não é devido. A guia de GPS será o valor dos descontos que foram feitos no recibo do empregado.

Atenciosamente,

Luciana Arrais
Wallison Alexandre Alves de Lemos

Wallison Alexandre Alves de Lemos

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Programador
há 4 anos Quinta-Feira | 2 janeiro 2020 | 16:23

Luciana, mais uma vez obrigado.
Tem razão, lendo algumas coisas no site do sebrae e vendo uns vídeos, vi que o MEI tem que fazer uma compensação de 17%.
Outras entidades, fui ver que no cadastro tinha um salário educação (algo do tipo), tirei.
Agora ficou o valor correto. Muito obrigado!

Aproveitando para fazer outra pergunta: Só percebi hoje, na terceira vez que vou fazer o envio dos arquivos SEFIP que no final, o relatório da GPS vem com um código de barras para pagamento, porém eu nunca tinha reparado nisso. Eu pegava o valor gerado e fazia a guia GPS manualmente no site da GPS, informava o CNPJ, competência e valor do relatório.
Eu devo rever os relatórios do SEFIP e pagar por ele ou fazer as guias como venho fazendo?
As guias que já foram pagas (feitas manualmente) valem ou terei que pagar tudo de novo?

Obrigado mais uma vez Luciana Arrais

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.