x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 6.861

Retificação de Rescisão

Adriana Atanácio

Adriana Atanácio

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 31 janeiro 2020 | 08:55

Bom dia Laila!

A rescisão pode ser retificada sim, pois ainda esta dentro do prazo de pagamento e de envio ao e-Social.
Isso não vai gerar multa para a empresa por estar dentro do prazo.
Altere o valor da comissão, reprocesse a rescisão e o seu programa vai gerar um novo evento S-2299 de retificação.
(No meu sistema aparece ate um ícone de lápis, demonstrando que o evento é editado).
A sincronização será realizada, sobrepondo o recibo anterior.
Outra opção, seria exclui a rescisão manualmente, utilizando o evento S-3000 e sincronizando a rescisão novamente. 

Adriana Atanácio

Adriana Atanácio

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 31 janeiro 2020 | 09:26

Bom dia Luciana!

Pelo que entendi, a pergunta da Laila, é se gera multa realizar uma retificação no e-social.
Visto que ainda não houve o pagamento para o funcionário, não existe a necessidade de rescisão complementar.
(Que particularmente, acho muito mais complicada de se elaborar do que uma simples retificação)
No caso acima, o correto é apenas retificar a informação enviada para o e-social, para pagar a rescisão correta para o funcionário.
A rescisão complementar é necessária apenas, quando já houve o pagamento das verbas rescisórias.

Liliane Aparecida Rodrigues

Liliane Aparecida Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 2 anos Quarta-Feira | 12 janeiro 2022 | 08:38

Prezados bom dia,

Queria esclarecer uma dúvida sobre um recolhimento indevido de IRRF sobre férias na rescisão no mês de dezembro.
Houve esse desconto, o funcionário foi demitido em 23/12 e a rescisão paga no dia 30/12/2021.
Mas como é indevido o desconto preciso devolver para o funcionário.
Tenho que refazer a rescisão e enviar novamente para o e-Social e envio a folha também para que os recolhimento de IRRF fiquem corretos ?
Ou esse procedimento não é possível?
Na realidade eu não sei se posso fazer essa correção no e-Social, e não sei pode gerar multa por isso.
Vocês podem me ajudar ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.