x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 158

INSS PELA RECEITA BRUTA

Luciana Guerra

Luciana Guerra

Bronze DIVISÃO 4, Analista
há 4 anos Quarta-Feira | 4 março 2020 | 15:21

Boa tarde,
uma empresa , prestadora de serviço,” mão de obra” da construção civil, pediu para que fosse feito pela
desoneração a folha de pagamento.
Eu nunca fiz, configurei meu sistema para tal, com a ajuda do suporte, gerei a folha, normal, porem a minha
duvida é o processo, passo a passo, das declarações a serem entregues.
Eu gerei uma DCTF COM A INFORMAÇÃO,POREM AGORA NA FOLHA GEROU UM GPS , quero enter qual o processo;
A GPS=> é a parte do empregado retida? Esta correta?
Gero a DARF COM BASE NA RECIETA BRUTA?
QUAIS INFORMATIVOS EU DEV OENCAMINHAR?
EFD-REINF, gero o arquivo no sistema contábil, importo para o programa?

paulo henrique

Paulo Henrique

Ouro DIVISÃO 1, Analista
há 4 anos Quarta-Feira | 4 março 2020 | 15:52

luciana
eu faço folhas de pgto de empresas de construção civl com desoneração de folha desde 2013,o procedimento vou descrever abaixo;

a desoneração em si ,tambem conhecida por CPRB (contribuição previdenciaria sobre receita bruta) o conceito basico é subistituir a contribuição patronal de inss 20% da folha por um percentual de 2 e  4.5% sobre o faturamento bruto da empresa no mes exemplo.

mes 01/2020: valor da folha de pgto R$ 10.000,00  inss patronal(parte da empresa)  20% = R$ 2.000,00
mes 01/2010: valor do faturamento bruto da empresa dentro do mes ( somar as nf emitidas no mes 01/2020) R$ 20.000,00 deste valor calcula o percentual de 2 a 4.5% de acordo com o inicio da obra se for matricula  cei gerada apos 11/2013 é 4,5 % ou seja R$ 20.000,00 x 4,5 %=R$ 900,00 que é recolhido atravez de darf, cod. 2985.
neste exemplo ao inves da empresa recolher R$ 2.000,00 de inss vai recolher R$ 900,00

a opção pela desoneração da folha ou não se faz sempre no mes de janeiro de cada ano nao sendo possivel alterar a forma de contribuição no decorrer do ano a nao ser em caso de inicio de nova obra.

é interessante optar pela desoneração se a empresa tiver uma folha de pagamento alta e faturamento baixo,caso contrario,faturamento alto e valor da folha baixo nao compensa.

caso tenha alguma duvida poste aqui
  

   

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.