x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 6.567

Wellison C.

Wellison C.

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 14 anos Sábado | 20 fevereiro 2010 | 14:29

Um funcionário gozou férias de 02/05/2009 à 31/05/2009, recebendo o pagamento pelas mesmas no dia 30/04/2009 (com dois dias de antecedência, como determina a lei). O seu recibo de férias ficou assim:

PROVENTOS:
020 Férias: R$ 2.477,73
021 1/3 Abono Obrig. Férias: R$ 825,91
TOTAL DE PROVENTOS : R$ 3.303,64


DEDUÇÖES:
520 Desconto INSS 11,00 R$ 354,07
531 Desconto IRRF Férias 22,50 R$ 179,81
TOTAL DE DEDUCOES : R$ 533,88


LIQUIDO A RECEBER-> R$ 2.769,76


As dúvidas são as seguintes:

1- As férias são referentes ao mês de maio, porém o pagamento aconteceu em abril. O valor base de IRRF, referente às férias, a ser informado na DIRF deve ser feito no mês de maio ou no mês de abril?
2- Em relação ao IRRF, qual é o mês de apuração do mesmo, maio ou abril?
3- Qual o dia de vencimento para pagamento do IRRF, ou seja, 20/05/2009 ou 19/06/2009?
4- Em relação ao IRRF e às deduções (dependentes, INSS ) , em qual mês os mesmos devem ser informadas na DIRF?

Elisangela Letizia

Elisangela Letizia

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 14 anos Domingo | 21 fevereiro 2010 | 01:30

Wellison,

1-Se o Pagamento ( caixa ) aconteceu no mes de abril, os valores deverao ser computados no mes de abril.
2- Apuraçao do IRRF será 30/04/2009
3- Vencimento será dia 20/05/2009.
4- Os valores na dirf serao informados todos no mes de Abril.

Se a empresa fizer pagamento no 5 dia util e adto salarial vc devera somar todos os valores e colocar na DIRF.

Exemplo:
Mês de Abril 2009
Salario 03/2009
Adto 04/2009
Pagto das Férias

Ou seja no mes de referencia vc efetuara todos os valores recebidos no mes.

Duvidas Postar

ATT

Elisangela

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 22 fevereiro 2010 | 07:45

Bom dia Wellison C.

Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-lo aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.


Agora, aconselho a você dar uma lida nas Regras do Fórum.
Desta forma irá aprender a usar corretamente o Fórum Contábeis e verá também que não é permitido postar uma mesma dúvida em duplicidade.
Você fez isto e tivemos que excluir a mensagem duplicada.


No mais, desejamos a você uma ótima semana!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Wellison C.

Wellison C.

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 22 fevereiro 2010 | 15:05

Obrigado pelas respostas Elisangela!

Mais algumas dúvidas:

1- Pagamento do mês de abril/2009 realizado em 05/05/2009. Neste caso os valores base de IRRF deverão ser informados na DIRF em abril ou maio?

2- DARF de IRRF referente à folha de pagamento de abril de 2009 pago no dia 20/05/2009. Na DIRF os valores do IRRF deverão ser informados em abril ou maio?

3- INSS referente à folha de abril 2009 pago em 20/05/2009. Os valores devem ser informados em abril ou maio na DIRF?

4- E em relação à dedução de dependentes para cáculo do IRRF da folha de abril/2009, em qual mês devem ser informados na DIRF, abril ou maio?



Elisangela Letizia

Elisangela Letizia

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 14 anos Segunda-Feira | 22 fevereiro 2010 | 15:23

Wellison,

1- IRRF é computado por caixa, nesse caso esquecemos a competencia, como o pagto foi efetuado em 05/05, a informação será no mês de Maio.

2- DARF de IRRF Com Apuração em Abril e pagamento em 20/05 deverão ser informados em ABRIL.

3- INSS é informado no mes de referencia, no caso Abril.

4- Se a dedução foi feita em Abril, sera informado em abril, no caso da folha de abril sera feito junto com o pagamento que sera em Maio.

Manoel Gonçalves Filho

Manoel Gonçalves Filho

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 18 fevereiro 2011 | 09:25

Saudações a todos!

Comecei a fazer DIRF este ano aqui em nosso escritório e me deparei com algo que não sei se está correto.

Na DIRF do ano anterior, foi somado o valor das férias com o salário recebido no mês de Abril, até ai tudo bem já que ambos foram pagos no mesmo mês. Fiquei em duvida devido ao valor dos dependentes que foram dobrados no mês, ou seja, ela tinha o valor de 301,38 referente 02 dependentes, mas em abril foi colocado o valor de 602,76. Colocaram o valor para o salário e para as férias. Isto está correto?

Desde já agradeço.

Manoel
Ivani Duarte

Ivani Duarte

Prata DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 18 fevereiro 2011 | 09:48

Bom dia a todos!
O meu programa de folha de pagamento repetiu todos os valores retidos de IR sobre salários para o campo "Compensação do imposto por decisão judicial" no programa da DIRF.
Acho que está errado, mas o suporte do programa não me responde adequadamente.
Se alguém puder me ajudar, agradeço muito.

Isis D avila

Isis D Avila

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 18 fevereiro 2011 | 12:33

Ivani, se o imposto deixou de ser recolhido e foi depositado judicialmente, é neste campo que deve ser preenchido.

Se é imposto recolhido normalmente, deve ser informado no campo Imposto Retido.

Verifique a página 35 da ajuda da DIRF e envie para o suporte. Provavelmente o arquivo de importação deles está errado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.