x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 437

Saque indevido do fgts

Fábio Fassina

Fábio Fassina

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 4 anos Terça-Feira | 5 maio 2020 | 09:25

Bom dia
Um funcionário da minha empresa gerou o movimento I1 na conectividade social e liberou o seu Fgts sem ter uma ocorrência de rescisão e sacou o seu Fgts. Agora ele pediu demissão e quando fui realizado a movimentação como J eu descobri que ele tinha feito a movimentação sem minha autorização.  
Deve informar a CEF? Como resolver esse problema para não dar problema para empresas?

ARIENO PINTO RODRIGUES

Arieno Pinto Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 4 anos Terça-Feira | 5 maio 2020 | 10:08

A pergunta que fica é como o funcionário teve acesso ao Conectividade sem a autorização, esse acesso é feito somente com o certificado digital. Acho que vc deveria retificar e excluir essa movimentação feita para informar a J. Quanto ao valor do fundo era dele mesmo(mesmo não tendo o direito dele sacar) esse valor a empresa não pode contestar, e caso queira acho que poderia, se tiver provas que o movimento foi indevido, coloca-lo na justiça, a movimentação foi feita muitos meses antes?

Fábio Fassina

Fábio Fassina

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 4 anos Terça-Feira | 5 maio 2020 | 10:15

Ariano, 
Muito obrigado pela resposta. 
O funcionário teve acesso pq ele era responsável pelo processamento de rescisão e saque ocorreu em janeiro desde ano.
Já estou fazendo um RDT para corrigir a movimentação, mas a minha preocupação é se pode dar algum problema para empresa. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.