x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 36.323

CNIS sem data fim

Cynthia

Cynthia

Iniciante DIVISÃO 4, Operador(a) Caixa
há 4 anos Terça-Feira | 12 maio 2020 | 03:23

Ao emitir meu CNIS percebi que em uma empresa para qual trabalhei não consta a data fim. O correto para corrigir essa informação  é entrar em contato com a própria empresa ou eu que tenho que solicitar essa correção no INSS?  

Jose Alves

Jose Alves

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 12 maio 2020 | 04:58

Oi, Cynthia!

Solução basta agendar e levar presencial ao INSS prova do vínculo da qual teve com a empresa, por exemplo, uma CTPS - Carteira de Trabalho e Previdencia Social assinada ou TRCT - Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho ou o Requerimento de Seguro do Desemprego tudo isso para comprovar o fim ou término do vínculo e na ausência desses comprovantes procure na empresa e solicite uma carta de desligamento, mencionando principalmente a data de afastamento.

Cynthia

Cynthia

Iniciante DIVISÃO 4, Operador(a) Caixa
há 4 anos Terça-Feira | 12 maio 2020 | 06:07

Muito obrigada pelo esclarecimento, José! Mas nesse caso eu teria que me dirigir a uma agência do INSS pra fazer essa atualização dos dados, não? No momento, por conta da pandemia, as agências se encontram fechadas, por isso pensei na possibilidade de entrar em contato com a empresa e pedir que comunique aos órgãos responsáveis o fim do vínculo do INSS. Se não me engano, a empresa teria que enviar a SEFIP e o CAGED corretamente, é isso? 
Inclusive acabei de ver aqui que até mesmo na minha carteira de trabalho digital o contrato com essa empresa consta como aberto ainda, provavelmente por conta da falta do CNIS sem data fim.

Jose Alves

Jose Alves

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 12 maio 2020 | 06:48

Oi, Cynthia!

Sim entre em contato com a empresa e solicite que envie a nova SEFIP GFIP FGTS versão 8.40 comunicando a data de seu afastamento, se por acaso a empresa disser que já enviou e esqueceu de mencionar a data de seu afastamento, então solicite que a empresa faça o Pedido de Exclusão de Informações Anteriores da SEFIP porque é a nova SEFIP que irá ser processada e anulada anterior com o pedido de exclusão. Cynthia acredito que o envio da nova SEFIP já basta porque está vinculado ao INSS e quanto ao CAGED caiu en extinção por acausa do e-Social. Esse é o melhor recurso, uma vez que as agências do INSS não estão com atendimento ao público.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.