x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 24.946

Pedido de Demissão: Como Anotar na CTPS? Tem Projeção?

Monica Vieira

Monica Vieira

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 5 junho 2020 | 12:10

Boa Tarde !

Gostaria de saber como anotar na ctps tendo em vista que o funcionário pediu demissão e não ira cumprir aviso prévio ? irá haver projeção na carteira ?

Pediu demissão dia: 02/06/2020
Meu sistema está aparecendo aviso indenizado: 02/07/2020

O aviso prévio foi descontado, porque o mesmo não cumpriu.

A data de saída da CTPS, será dia 02/07 e em anotações gerais coloco a etiqueta de ultima trabalhado dia 02/06, com projeção até o dia 02/07?


Obrigada.

Leone Amaral

Leone Amaral

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 4 anos Sexta-Feira | 5 junho 2020 | 12:57

A data de demissão a ser anotada na CTPS é 02/06/2020.
A projeção aplica-se apenas quando do aviso indenizado e isso ocorre quando o funcionário é demitido, seu sistema esta trazendo data errada e normalmente isso ocorre por parametrização errada ou erro do usuário ao lançar a rescisão.

Leone Amaral
Analista de RH
Monica Vieira

Monica Vieira

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 9 junho 2020 | 09:15

Leone Amaral,

Obrigada. Mas qual seria o embasamento? porque mencionei o meu suporte, e eles alegam que quando o funcionário pede demissão existe sim a "projeção"..

Novamente obrigada;.

Lincoln Sebastião Feliciano dos Santos

Lincoln Sebastião Feliciano dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 15 junho 2020 | 15:31

No meu entendimento, nessa situação não existe projeção, pois no  artigo 487, parágrafo 1º, da CLT, que trata da rescisão contratual por iniciativa do empregador, prevê expressamente a projeção do aviso prévio. O objetivo é proteger o empregado em caso de dispensa arbitrária.
Já o parágrafo 2º, que trata do aviso prévio a ser dado pelo empregado no caso de demissão a pedido, não prevê a referida projeção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.