x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 81

Demissão com justa causa

Fabio Pedro Andrade Pires

Fabio Pedro Andrade Pires

Iniciante DIVISÃO 1, Garçom
há 4 anos Sábado | 13 junho 2020 | 01:54

Olá, desde já agradeço sua disposição em me ajudar com esta dúvida. 
Minha situação é a seguinte, fui funcionário de um restaurante durante 10 meses como garçom, sempre fui bom funcionário, recebia diversos elogios de meus clientes e supervisores, porém não gostava deste trabalho. 
Decidi que não queria mais trabalhar com isso, comuniquei o meu gerente que iria sair, porém não retornei para pedir demissão formalmente. Depois de alguns dias arrumei outro emprego como prestador de serviços, sem carteira assinada e nem me preocupei em voltar ao restaurante para dar baixa em minha carteira, afinal de contas não estava precisando dela. (ERRO TERRÍVEL), poucos dias depois veio o coronavírus e perdi o meu emprego de prestador de serviços. Voltei até o restaurante para dar baixa em minha carteira e descobri que estava demitido com justa causa por abandono de emprego. Com certeza eu já esperava isso!
O que me preocupa agora é o seguinte, existe algum sistema em que conste o motivo de minha demissão caso alguma outra empresa que eu for ingressar queira consultar? Ouvi dizer que no E- Social constam todas as minhas informações trabalhistas e que se uma empresa entrar lá e me pesquisar consegue visualizar que eu fui demitido com justa causa, isso é verdade? Confesso que estou muito preocupado com isso. 

Lincoln Sebastião Feliciano dos Santos

Lincoln Sebastião Feliciano dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 15 junho 2020 | 15:22

A CLT- Consolidação das Leis Trabalhistas é bem rígida no que diz respeito ao sigilo de informações dos trabalhadores, na carteira de trabalho por exemplo, jamais pode anotar o motivo do desligamento de um funcionário. Acredito que no E-social tenha o mesmo princípio, que essas informações de desligamento da empresa anterior não fiquem disponível para as demais empresas consultarem.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.